terça-feira, 28 de abril de 2020

Europeus temem volta da PSA


Por:  -Leonardo Gottems 

                                                         Foto: divulgação


Os suinocultores europeus estão temendo a volta da Peste Suína Africana (PSA) no continente, depois que ela voltou a se manifestar na Ásia, segundo informou o portal especializado suinoculturaindustrial.com.br. Nesse momento, a doença tem gerado enormes problemas econômicos, sobretudo na Polônia.

 “O problema mereceu uma nova abordagem por parte do governo da Polônia. Entre as medidas contempladas está o abate de 90% dos javalis no país. Atualmente a lei permite o uso de silenciadores e, se necessário, o envolvimento do exército. No início deste ano, foram mortos na região cerca de dois mil javalis”, indicou o portal.

No entanto, outros produtores de suínos criticam a falta de uma resposta atempada na limpeza das florestas."As carcaças dos javalis não são destruídas rapidamente, ficam lá muito tempo, as autoridades só fazem algumas recolhas três ou quatro dias depois. Isso deixa os produtores locais, como eu, realmente zangados. Antes do surto da doença, tínhamos cerca de 2000 criadores de suínos no nosso distrito, hoje são apenas uns 600.", afirmou um suinocultor.

Nesse cenário, o portal acredita que a suinocultura europeia pode estar em risco. “Para manter a espécie e a peste suína africana fora da Alemanha, as regiões aceleraram a construção de uma cerca. A estrutura terá 130 quilômetros e visa proteger a fronteira com a região da Saxônia. Mesmo debaixo de tempestade, a construção não para. Todos sabem o que está em jogo: basta um único caso de peste suína africana no território alemão para o país ser proibido de exportar para a China”, completa o suinoculturaindustria.com.br.

Nenhum comentário: