segunda-feira, 27 de abril de 2020

China deve importar 57% a mais de suíno em 2020


                                                          Pixabay
Por:  -Leonardo Gottems 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que a China deve importar o recorde de 3,9 milhões de toneladas de carne suína, um volume 57% maior que o adquirido do exterior em 2019. Além disso, os chineses devem adquirir 2,5 milhões de toneladas de carne de gado, volume 15% maior que no ano anterior.

"Com baixa produção de carne suína em 2020, resultando em altos preços do produto, muitos consumidores chineses vão optar pela carne bovina como uma proteína alternativa", avalia o USDA. No ano, o consumo do corte bovino deve atingir 9,45 milhões de toneladas, alta de 7% na comparação com a demanda doméstica de 2019, prevê o USDA.

Além disso, o departamento do governo norte-americano considera que, embora os preços do corte bovino estejam elevados, a maioria dos processadores deve continuar cautelosa. "Espera-se que número de cabeças de gado termine basicamente estável em 2020. A maior parte do incremento da demanda por carne bovina será atendida pelas importações", acrescenta

De acordo com o portal especializado suinoculturaindustrial.com.br, arte do crescimento do consumo de carne bovina pelos chineses deve-se à dificuldade do país em retomar a produção de carne suína, desde o início da epidemia da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) em agosto de 2018, que dizimou o plantel do país. "Apesar do baixo número de casos oficiais relatados de ASF e dos esforços robustos de recuperação no segundo semestre de 2019, a produção e o abate de suínos em geral continuará deprimido em 2020", avalia o departamento de agricultura dos EUA.

Nenhum comentário: