sexta-feira, 17 de março de 2017

"A Bela e a Fera" chega aos cinemas do mundo, mas Disney retira filme da Malásia após censura


 A Walt Disney iniciou o lançamento mundial do filme "A Bela e a Fera" nesta quinta-feira, mas decidiu retirar o longa dos cinemas da Malásia depois que o governo do país manteve a decisão de proibir sua exibição sem o corte de um "momento gay".

Estrelada por Emma Watson no papel da jovem Bela, que se apaixona pela Fera, a produção conta pela primeira vez na história dos estúdios Disney com um personagem gay.

A empresa se recusou a fazer o corte e retirou o filme das salas do país de maioria muçulmana, onde a homossexualidade é desestimulada pelos líderes religiosos.

"O filme não foi e não será cortado para a Malásia", afirmou a Disney em um comunicado.

Indagado se o país irá mudar de ideia a respeito da exigência da edição, o presidente do conselho do Comitê de Censura da Malásia, Abdul Halim Abdul Hamid, disse: "Mesma decisão".

Ele acrescentou que os distribuidores locais pediram uma revisão da medida. O comitê deve se reunir nesta quinta-feira.

O filme estreou na vizinha Cingapura nesta quinta-feira com uma classificação de "a critério dos pais", e o lançamento mundial acontece nos próximos dias.

No ano passado, organizadores de Cingapura do musical "Les Miserábles" cortaram uma cena na qual dois atores homens se beijam para que o espetáculo mantivesse a classificação "geral" e atraísse um público maior.

Nenhum comentário: