quinta-feira, 30 de março de 2017

SUS passa a oferecer novas terapias alternativas, entre elas ioga e meditação



Antena 1 News

O SUS (Sistema Único de Saúde) passará a oferecer 14 terapias alternativas. Entre elas, estão arteterapia, ayurveda, dança circular, musicoterapia;, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala e terapia comunitária integrativa.

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (28) a novidade, que faz com que as atividades passem a compor a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Já faziam parte desse grupo homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia.

O ministério levou em conta uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que “incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação destas práticas, produtos e de seus praticantes nos sistemas nacionais de saúde”.

“Neste sentido, a OMS atualizou as suas diretrizes a partir do documento Estratégia da OMS sobre Medicinas Tradicionais”, diz o texto do Diário Oficial.

Segundo o ministério, as medicinas tradicionais e complementares são compostas por “abordagens de cuidado e recursos terapêuticos que se desenvolveram e possuem um importante papel na saúde global”.

Nenhum comentário: