quarta-feira, 29 de março de 2017

Estudo revela que gatos preferem humanos do que comida








Um novo estudo chegou para comprovar o que os amantes de gatos já sabiam faz tempo: os gatos gostam dos humanos. Gostam mais de humanos do que de comida, inclusive.

O estudo foi feito na Universidade de Oregon com 50 animais – vindos tanto de abrigos como de casas. Os gatos foram isolados e, depois disso, foram colocados em uma sala dividida em quatro quadrantes, cada um deles com uma coisa para chamar a atenção do bichano. As opções eram: um brinquedo, um lenço com um cheiro que o bichinho gosta, comida e um humano.

Os resultados mostraram que em 50 por cento dos casos os animais preferiram se aproximar da pessoa, enquanto só 37 por cento dos gatos preferiram o alimento.

Não houveram diferenças significativas entre os resultados dos gatos domésticos e os gatos de abrigo. O estudo, de quebra, observou que os animais preferiram peixe a carne e brinquedos que se mechem sozinhos do que objetos estáticos.

A ideia da pesquisa é avançar nos métodos de adestramento de gatos e criar ambientes mais amigáveis a eles. “A crença de que gatos não são muito sociáveis ou possíveis de treinar é bem comum. Mas essa falta de conexão talvez seja, em parte, pela falta de conhecimento sobre que tipo de estímulo esses animais preferem, e o que é mais impactante, quando se pensa em motivá-los”, afirmam os pesquisadores na conclusão do estudo.

Nenhum comentário: