quinta-feira, 9 de março de 2017

Remédio para acne pode ser eficaz no tratamento do Mal de Parkinson


Antena 1                            Foto:AntenaNews


Uma pesquisa brasileira descobriu que um medicamento barato e que já existe no mercado pode ser a esperança para quem sofre com o Mal de Parkinson.

O antibiótico chamado doxiciclina, utilizado há 50 anos no tratamento de casos graves de acne e infecções nas gengivas, pode proteger os neurônios afetados pela doença, que é degenerativa e atinge o sistema nervoso central.

Elaine Del Bel, uma das líderes da equipe responsável pela pesquisa, percebeu que o remédio foi capaz de evitar que camundongos sofressem com a destruição das células.

Até o momento, todos os tratamentos disponíveis apenas aliviam os sintomas do Parkinson. Com a descoberta brasileira, será possível tratar uma das reações químicas relacionadas à síndrome e resgatar a qualidade de vida de quem sofre com a patologia.

“Se todas as conclusões forem confirmadas, em cerca de cinco anos o medicamento deve estar liberado e poderemos ter um tratamento eficaz contra o Parkinson”, afirmou Elaine em entrevista à Veja.

A pesquisadora afirmou que o medicamento pode atuar como retardador do Parkinson, impedindo sua evolução. Depois da divulgação do estudo, muitos se voluntariaram para testes, que devem ser feitos em breve se tudo ocorrer dentro do planejado.

Nenhum comentário: