terça-feira, 16 de setembro de 2014

Simpósio de Arte Rupeste é aberto ao público em Campo Grande

O I Simpósio sobre Arte Rupestre apresenta o mapeamento de 88 sítios no Estado com pinturas feitas há mais de quatro décadas. O evento tem entrada gratuita e acontece nos dias 17 e 18, no Grand Park Hotel, em Campo Grande (MS).

Durante o evento, profissionais da área vão apresentar o Inventário da Arte Rupestre, um trabalho inédito de pesquisa e cadastro que durou mais de um ano e resultou no mapeamento de 88 sítios encontrados no estado.

O objetivo do Inventário é mostrar a necessidade de preservar o patrimônio arqueológico, principalmente, junto à população. Já que boa parte dos sítios está em locais muito visitados ou afastados das comunidades, o que ocasiona atos de vandalismo ou mesmo destruição por agentes naturais.

De acordo com o mapeamento, as características dos achados arqueológicos mostram que a ocupação da região se deu basicamente por povos caçadores, coletores ou pescadores e, posteriormente, por grupos de etnias indígenas que se dedicavam à horticultura e a cerâmica.

Pessoas que habitaram a região há pelo menos 10 mil anos, até a chegada dos colonizadores europeus, quando o contato extinguiu diversos grupos e práticas culturais. Os primeiros cadastros dos grafismos no Mato Grosso do Sul foram feitos há mais de quatro décadas.

O estudo foi feito em parceria entre Eletrosul, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O inventário resultou no livro Arte Rupestre em Mato Grosso do Sul, a publicação vai ser distribuída no final do evento. O material também será disponibilizado digitalmente pelo IPHAN aos órgãos interessados no estudo.
O evento é gratuito e voltado ao público em geral.

Serviço:
Local: Grand Park Hotel
Endereço: Av. Afonso Pena, 5.282, Centro, Campo Grande (MS)

Nenhum comentário: