quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Programa de MS inspira iniciativa nacional

Agrodebate


Um programa criado em Mato Grosso do Sul, pela Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul) para estimular a silvicultura (cultivo de florestas plantadas), serviu de inspiração para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) desenvolver uma iniciativa voltada para o setor em âmbito nacional, o Programa Mais Árvores.

O programa foi apresentado nesta terça-feira (23), no segundo e último dia do I Encontro da Cadeia Produtiva de Base Florestal, que acontece na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O encontro, que começou na segunda-feira (22), está reunindo representantes de toda a cadeia produtiva do setor de florestas para discutir ações e estratégias para alavancar o segmento no país.

A ideia, conforme a CNA, é aplicar as diretrizes do programa em todas as regiões produtoras de florestas, fornecendo ao produtor rural todas as informações necessárias sobre mercado, plantio e manejo florestal, tanto para quem quiser investir no segmento como atividade alternativa na propriedade, como para os que pretendem fazer da silvicultura sua principal fonte de renda.

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA, Camila Braga, os produtores interessados em aderir ao programa, assim como cooperativas e empresas, poderão procurar as federações estaduais de agricultura e pecuária ou os sindicatos rurais para obter as informações necessárias. A iniciativa também vale para cooperativas e empresas.

“É a melhor alternativa técnica e financeira para os programas de fomento florestal de cooperativas, empresas, e produtores rurais independentes que possuem limitações de produção e produtividade, e queiram diversificar a produção na propriedade”, explica a técnica, que fará a apresentação sobre o programa, que surgiu a partir do Programa Mais Florestas, desenvolvido pela Famasul.

Nenhum comentário: