quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Queda no preço de leite e derivados

 


O leite e seus derivados, principalmente o leite, foi um dos maiores “vilões” da inflação em 2022


Texto: Correspondente Iara Siqueira     


O leite e seus derivados, principalmente o leite, foi um dos maiores “vilões” da inflação em 2022. Porém, os produtos lácteos começam a recuar na questão de preço. Entre os principais fatores estão a queda na oferta do produto, período de entressafra, guerra entre Ucrânia e Rússia, tudo isso contribuiu para o aumento dos preços. 



O Centro de Inteligência do Leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou por meio de relatório que os produtos lácteos começaram a ter os preços recuados e o “movimento de alta chegou ao fim”, enfatiza o pesquisador da Embrapa Gado de Leite em Minas Gerais, Samuel Oliveira. 


Com a chegada da primavera e o período de chuvas, a produção no campo começa a aumentar, principalmente na região sul, o resultado já pode ser observado no mercado spot (compra e venda de leite entre indústrias). Lorildo Stock que é analista da Embrapa diz que “o melhor preço pago ao produtor em em função da diminuição da oferta estimulou o setor a investir na alimentação do rebanho e as vacas consequentemente tiveram maior volume de leite”, analisa. 


Outro fator que puxou as cotações para baixo foi a queda na procura pelo produto por parte do consumidor, a inflação também causou diminuição na demanda. Em setembro o preço do leite segue estável. 

Nenhum comentário: