sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Governador entrega 35 veículos para Agraer e anuncia novo concurso

 

                                           Reinaldo Azambuja (Foto: Chico Ribeiro)


Os veículos serão utilizados pelos servidores dos escritórios da Agraer em 33 municípios. 

Na solenidade que marcou o fim da capacitação dos 33 novos servidores concursados da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), nesta quinta-feira (29), em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja anunciou novo concurso para a Agência e entregou 35 veículos que serão utilizados na assistência técnica da agricultura familiar.


Aberto em 2022, o processo para contratação de servidores mais recente da Agraer ofereceu 92 vagas que não foram totalmente preenchidas. “Para as vagas que ficaram abertas será feito um novo concurso, tanto para a Agraer quanto para a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeal) e o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador. Segundo ele, a SAD (Secretaria de Estado de Administração) já foi autorizada a iniciar o processo.


Capacitação


Os 33 novos servidores da Agraer que passaram no certame deste ano tomaram posse dos cargos no último 15 de agosto. Deste grupo, 11 possuem formação de nível médio e 22 de ensino superior. Todos passaram pelo curso de capacitação que foi encerrado nesta quinta-feira depois de transferir conhecimento sobre o desenvolvimento rural no Estado.


O curso trabalhou o papel da Agraer em Mato Grosso do Sul. “Principalmente a assistência técnica, que é ensinar o pequeno produtor e as comunidades tradicionais que é possível produzir com mais produtividade e abrir mercado”, destacou Reinaldo Azambuja.


Para o secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, a agricultura familiar vive uma transformação em Mato Grosso do Sul. “De mostrar para as famílias que elas podem produzir além da subsistência e colocar dinheiro no bolso. Antes, na agricultura familiar, pensávamos em famílias de assentados que basicamente trabalhavam com subsistência. Hoje, vemos famílias que estão produzindo com competitividade para o mercado”, pontuou.


O diretor-presidente da Agência, André Nogueira, ressaltou avanços obtidos pelo órgão público nos últimos anos, como capacitação para servidores, reformas prediais, construção de laboratórios, liberação de recursos para pesquisas e aquisição de maquinários. “Estamos no caminho certo para prestar assistência técnica para nossos assentados, comunidades e produtores familiares do Estado”, disse.


Novos veículos



Os 35 novos veículos entregues pelo governador Reinaldo Azambuja serão utilizados pelos servidores dos escritórios da Agraer em 33 municípios. Os carros Fiat Cronos Sedan foram adquiridos pelo valor de R$ 3 milhões, ou R$ 87,1 mil cada.


A entrega da nova frota é mais uma forma do Estado fortalecer o serviço de assistência técnica e extensão rural da Agraer, manutenção de parcerias e custeio de atividades.

Nenhum comentário: