quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Legisladores dos EUA querem ordem de Biden que impulsione fiscalização de investimento de saída na China

 

Reuters                               REUTERS/Evelyn Hockstein


Um grupo bipartidário de legisladores dos EUA pediu nesta terça-feira ao presidente Joe Biden que emita uma ordem executiva para aumentar a fiscalização de investimentos de empresas e indivíduos americanos na China e em outros países.


Os legisladores, incluindo a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e o senador republicano John Cornyn pediram a Biden que emitisse uma ordem para "salvaguardar nossa segurança nacional e a resiliência da cadeia de suprimentos em investimentos externos a adversários estrangeiros".


O Congresso vem considerando uma legislação que daria ao governo dos EUA novos poderes para bloquear bilhões em investimentos de saída dos EUA na China. A proposta foi retirada da legislação bipartidária para subsidiar a fabricação e pesquisa de chips semicondutores dos EUA em um projeto de lei aprovado em agosto.


Os legisladores, incluindo os democratas Bill Pascrell, a presidente da Câmara de Apropriações, Rosa DeLauro, o senador Bob Casey e os republicanos Brian Fitzpatrick e Victoria Spartz, disseram em uma carta a Biden que, à medida que as negociações continuam, "nossa segurança nacional não pode se dar ao luxo de esperar".


Eles exortaram o presidente a "salvaguardar nossa segurança nacional e a resiliência da cadeia de suprimentos em investimentos externos para adversários estrangeiros".


A Casa Branca não comentou.


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, disse na quarta-feira que o apelo dos legisladores dos EUA seria contrário aos interesses dos Estados Unidos e de outros países.


"O lado dos EUA expandiu nos últimos anos incessantemente o conceito de segurança nacional, intensificou a supervisão irracional dos investimentos, criando dificuldades e obstáculos para empresas estrangeiras que se envolvem em cooperação econômica e de investimento normal", disse Wang durante uma coletiva de imprensa regular em Pequim.



O funcionário de segurança nacional da Casa Branca Peter Harrell disse este mês que o governo Biden não tomou uma decisão final sobre um potencial mecanismo de investimento de saída que regula os investimentos dos EUA na China.


Harrell enfatizou que qualquer medida voltada para tais investimentos deve ser estritamente adaptada para resolver lacunas nas autoridades existentes nos EUA e riscos específicos à segurança nacional.


"Quando cedemos nosso poder de fabricação e know-how tecnológico a adversários estrangeiros, estamos prejudicando nossa economia, nossa competitividade global, trabalhadores americanos, indústria e segurança nacional. A ação do governo nesta frente está muito atrasada para abordar o alcance e a magnitude desses graves riscos que enfrentamos como país", escreveram os legisladores.


Em Washington, Liu Pengyu, porta-voz da embaixada chinesa, disse: "A alegação de que a China está prejudicando os interesses dos trabalhadores americanos é completamente errada."


Os Estados Unidos "devem manter a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos globais em vez de implicar com a China de tempos em tempos", acrescentou o funcionário.


O Comitê Bancário do Senado realizará na quinta-feira uma audiência sobre investimentos de saída que contará com depoimentos de Cornyn, Casey e vários ex-funcionários do governo entre eles o vice-presidente executivo do Conselho da Indústria de Tecnologia da Informação, Robert Strayer.


A legislação proposta visa dar ao governo maior visibilidade sobre os investimentos dos EUA. Seria obrigatório notificar o governo de investimentos que podem se enquadrar nas novas regulamentações, e os Estados Unidos poderiam usar as autoridades existentes para impedir investimentos ou mitigar riscos. Se nenhuma ação for tomada, o investimento pode avançar.




Reportagem de David Shepardson; Reportagem adicional de Eduardo Baptista em Pequim; Edição por Chizu Nomiyama, Mark Porter e David Gregorio


Nenhum comentário: