segunda-feira, 22 de junho de 2026

Mulher é morta com tiro na cabeça após invasão de casa em Maracaju



 Uma mulher de 36 anos foi assassinada a tiros na noite de ontem (20) dentro da própria casa, na Vila Juquita, em Maracaju.

A faxineira Kátia Lima Chimenes foi atingida na cabeça após dois homens invadirem o imóvel pelos fundos. A motivação do crime ainda é desconhecida e será apurada pela Polícia Civil, segundo informou o Campo Grande News.

Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada depois de relatos de disparos de arma de fogo na região. Ao chegar ao endereço, os policiais encontraram familiares da vítima e deram início aos primeiros levantamentos sobre o caso.

O filho da vítima, menor de idade e que estava na casa no momento do crime, informou que dois homens vestidos com roupas escuras e capacetes se aproximaram pelo fundo do terreno, em uma área próxima à antiga estação ferroviária. Segundo ele, um dos suspeitos teria entrado na residência pela janela da cozinha, enquanto o outro permaneceu do lado de fora.

No interior do imóvel, Kátia estava na sala quando foi atingida pelo disparo. O companheiro dela também estava na residência e relatou ter ouvido o tiro enquanto estava em um dos quartos. Ao sair para verificar o que havia ocorrido, encontrou a mulher já caída no chão.

Ele ainda afirmou à polícia que um dos invasores apontou a arma em sua direção, ordenou que ele abaixasse a cabeça e tentou atirar novamente. Segundo o relato, houve o acionamento do gatilho, mas a arma não teria disparado. Em seguida, o suspeito fugiu pela mesma janela utilizada na invasão. Essa versão faz parte do depoimento e será investigada.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas apenas constatou o óbito no local. Durante a perícia, foram recolhidas duas cápsulas deflagradas de calibre .380. De acordo com os peritos, a vítima foi atingida por um único disparo na cabeça, enquanto outro tiro não a atingiu.

A área foi isolada para o trabalho da perícia, e a Polícia Civil segue com as investigações, incluindo a busca por imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.


França e Argentina podem garantir vaga hoje na próxima fase da Copa

                                             orcedores argentinos e jogadores, atuais campeões do Mundo. (Foto: Reprodução)  


SeUNDA unda rodada dos grupos I e J colocará em campo, nesta segunda-feira (22), as duas seleções finalistas da Copa de 2022. A atual campeã, Argentina, joga às 14h em Dallas contra a Áustria.  

Na sequência, às 18h, a vice-campeã França enfrenta o Iraque. A partida será na Filadélfia.

Completam a rodada Noruega e Senegal, às 21h, em Nova Jersey; e, à meia-noite, Jordânia e Argélia.

Jogos desta segunda-feira, 22 de junho

14h - Argentina x Áustria (Grupo J)

18h - França x Iraque (Grupo I)

21h - Noruega x Senegal (Grupo I)

0h - Jordânia x Argélia (Grupo J)

Grupo I

Classificação após a primeira rodada

França – 3 pontos

Noruega – 3 pontos

Senegal – 0 ponto

Iraque – 0 ponto

O Grupo I chega à segunda rodada com duas seleções na liderança, após a vitória da França por 3 a 1 diante do Senegal e o triunfo da Noruega por 4 a 1 sobre o Iraque.

A seleção francesa é favorita na partida de hoje contra o Iraque. Caso vença, poderá garantir vaga na segunda fase da competição.

Assim como a França, a Noruega pode chegar a seis pontos no duelo de hoje contra o Senegal, garantindo também vaga na próxima fase.

As duas lideranças do grupo se enfrentarão na última rodada da primeira fase, partida que provavelmente vai definir quem ficará em primeiro lugar na chave.

No duelo de hoje contra a Noruega, o Senegal busca seus primeiros pontos, na esperança de, com uma vitória na rodada final contra o Iraque, tentar se classificar entre os oito melhores terceiros colocados.

Como o Iraque tem o mesmo desafio, a terceira e última rodada da fase de classificação promete ser de grandes emoções para estas duas seleções que, até o momento, não pontuaram.

Grupo J

Classificação após a primeira rodada:

Argentina – 3 pontos

Áustria – 3 pontos

Argélia – 0 ponto

Jordânia – 0 ponto

O Grupo J terá confronto direto entre equipes que venceram na estreia. Argentina e Áustria chegam com três pontos após derrotarem Argélia e Jordânia pelos placares de 3 a 0 e 3 a 1, respectivamente.

Atual campeã do mundo, a equipe sul-americana entra em campo como favorita, apoiada em um elenco experiente e talentoso.

As expectativas são de que a Argentina busque impor seu jogo, controlando a posse de bola e fazendo pressão no campo ofensivo.

Embalada pela boa vitória na primeira rodada, a Áustria busca, no confronto com a Argentina, manter-se competitiva diante de um adversário tecnicamente superior. Caso vença, terá boas chances de terminar a primeira fase na primeira colocação.

Na outra partida, Jordânia e Argélia entram em campo de madrugada em busca de recuperação, após derrotas na primeira rodada.

Será, portanto, uma partida importante para quem quer avançar como uma das oito melhores terceiras colocadas. (Agência Brasil)

Acidente ocorreu por volta das 6h da manhã. Com impacto a caminhonete invadiu clínica e os dois ocupantes peita de embriaguez. A motociclista ainda não foi identificada.

 

                                              Acidente ocorreu por volta das 6h da manhã. Com impacto a caminhonete  invadiu clínica e  os dois ocupantes  foram levados para UPA sob suspeita de embriaguez. A motociclista ainda não foi identificada.




Caminhonete derrubou árvore e parou em cima da calçada da clínica. (Foto: Osmar Veiga)

Uma mulher, ainda não identificada, morreu na manhã deste sábado (20/06) após ser atingida por uma caminhonete Chevrolet S10 no cruzamento das ruas Maracaju e Padre João Crippa, na região central de Campo Grande. A vítima, de aproximadamente 30 anos, conduzia uma Yamaha Factor quando foi arremessada a cerca de 50 metros do ponto de colisão.


Descrição do acidente

Segundo apurado, a motocicleta seguia pela Rua Padre João Crippa por volta das 6h quando foi atingida pela caminhonete, que descia a Rua Maracaju. O impacto foi forte: a motocicleta ficou completamente destruída, mas ainda permitiu identificação do modelo. No local também foi encontrado um pedaço do calçado tipo Crocs usado pela vítima.


A caminhonete S10 perdeu o controle após a batida, percorreu mais de 20 metros, atingiu uma árvore de pequeno porte e uma grade de uma clínica particular, além de invadir a rampa de acesso do estabelecimento. O veículo teve a parte frontal totalmente destruída e os airbags acionados.



Atendimento e estado dos ocupantes

Dois homens que estavam na caminhonete foram encaminhados sob escolta para a UPA Coronel Antonino. Segundo os militares que atenderam à ocorrência, ambos apresentavam sinais de embriaguez e permaneciam no local recebendo auxilio médico.


A moto ficou completamente destruída e o corpo da vítima foi arremessado longe, caindo entre o meio fio e a calçada. (Foto: Osmar Veiga)

Isolamento e perícia

O trecho foi isolado para a perícia da Polícia Civil. Equipes trabalham para apurar as circunstâncias do acidente e coletar provas no local. Motoristas que trafegam pela região foram orientados a usar a Rua Dom Aquino ou a Avenida Mato Grosso como rotas alternativas para acessar o Centro.


A Polícia Civil e o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) devem realizar os procedimentos de praxe, incluindo levantamento cadavérico e análise pericial para confirmar causas e responsabilidades. Ainda não há informações sobre flagrante ou sobre a situação legal dos ocupantes da caminhonete.

Ex-paquito Robson Barros morre aos 57 anos

 

                                             Foto: Reprodução





Robson Barros, ex-paquito dos programas de Xuxa Meneghel na década de 1980, morreu no sábado, 20, aos 57 anos de idade. A família informou o fato em seu perfil de Instagram, mas não divulgou a causa da morte.


O velório ocorreu no cemitério Parque Morumby, e o sepultamento no cemitério de Congonhas, em São Paulo, neste domingo, 21.


A morte de Robson Barros foi lamentada por diversos colegas, fãs e amigos, incluindo Xuxa.


A apresentadora publicou um vídeo em que ele canta no Xou da Xuxa como homenagem.



"Meu Robson Paulistinha. Você foi e é um cara incrível. Que Deus te receba com um sorriso lindo e muito carinho. Você merece todos os aplausos, meu eterno paquito. Te amamos", escreveu ela.


"Robson é um dos caras mais legais que eu conheci. Descansa, meu querido", postou Juliana Baroni.


Andréa Sorvetão, outra ex-paquita, relembrou uma foto ao lado do colega: "Querido e amado amigo Robson Barros! Sem palavras! Triste demais."


Quem eram os 'paquitos' de Xuxa, como Robson Barros

Além de assistentes de palco de Xuxa, os paquitos - versão masculina das famosas paquitas, que já a acompanhavam há algum tempo - também tiveram carreira musical, lançando discos entre o fim dos anos 1980 e início dos 1990.


Além de Robson Barros, integraram o grupo Paquitos Marcello Faustini, Egon Júnior, Alexandre Canhoni, Yuri Martins e Cláudio Heinrich (que chegou a protagonizar a novela Uga Uga anos depois)


Confira abaixo uma imagem publicada no Instagram de Robson Barros referente à época em que ele ainda era um 'paquito' de Xuxa.


Espanha Portugal, Itália e França cobram taxa obrigatória para turistas brasileiros

 

                                              Espanha acompanha Portugal, Itália e França e decreta nova taxa obrigatória para turistas brasileiros que deve passar a vigorar a partir de outubro.




Autorização digital  no valor de  20 euros, que mudou a entrada em países europeus  foi anunciada 20 de junho e passa a valer  no início no último trimestre de 2026.


O ETIAS mudou a preparação de brasileiros que viajam à Europa sem visto. A exigência não é uma taxa criada só pela Espanha, mas uma autorização digital aplicada a vários países europeus.


Por que essa nova exigência confundiu tantos viajantes?

A confusão vem da forma como a notícia circula. Quando se diz que a Espanha “decretou” uma taxa, parece que apenas o governo espanhol criou uma cobrança contra turistas brasileiros.


Na prática, a regra faz parte de um sistema europeu mais amplo. Espanha, Portugal, França e Itália entram na lista porque fazem parte dos países que exigirão essa autorização para curtas estadias de viajantes isentos de visto.


O que é o ETIAS e quem deve solicitar?

O Espaço Schengen reúne países europeus com regras comuns de circulação. O ETIAS será uma autorização prévia para quem não precisa de visto, mas ainda assim deve ser verificado antes da viagem.


Brasileiros que viajarem a turismo, negócios, trânsito ou curta permanência poderão precisar do ETIAS quando o sistema entrar em funcionamento. Ele será vinculado ao passaporte usado na solicitação.


Os pontos centrais são:

-O ETIAS não é visto tradicional, mas autorização eletrônica de viagem.


-A exigência valerá para entrada em 30 países europeus participantes.


-A previsão oficial é início no último trimestre de 2026.


-A taxa oficial será de 20 euros para viajantes pagantes.


-A autorização não substitui passaporte válido nem demais condições de entrada.

Quanto o brasileiro terá de pagar e por quanto tempo vale?

A taxa oficial informada pela União Europeia é de 20 euros. Menores de 18 anos e viajantes com mais de 70 anos ficam isentos do pagamento, mas ainda precisam fazer a solicitação quando a regra estiver ativa.


A autorização poderá valer por até 3 anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro. Se o viajante trocar de passaporte, terá de pedir um novo ETIAS.


Na prática, o viajante deve observar:

-Solicitação online pelo canal oficial da União Europeia.

-Pagamento da taxa apenas quando o sistema estiver ativo.

-Validade vinculada ao mesmo passaporte da solicitação.

-Uso em múltiplas viagens dentro do período válido.

-Respeito ao limite de permanência de curta duração.


O que a União Europeia informa oficialmente?

A informação mais importante para quem tem viagem marcada é que, por enquanto, não é preciso solicitar nada. A União Europeia informou que avisará a data exata de início com antecedência.


No site oficial do ETIAS, a autorização aparece como requisito para viajantes isentos de visto entrarem em 30 países europeus, com início previsto para o último trimestre de 2026.


O ETIAS garante entrada automática na Europa?

Não. O ETIAS permite embarcar e se apresentar na fronteira, mas não elimina a análise feita pelas autoridades migratórias. O viajante ainda pode ser questionado sobre hospedagem, passagem de volta, recursos financeiros e motivo da viagem.


Também não muda o limite comum de curta permanência. Em regra, brasileiros seguem podendo ficar até 90 dias dentro de qualquer período de 180 dias, desde que cumpram as condições de entrada.


Que cuidado o brasileiro deve ter antes de viajar?

O ETIAS deve entrar no planejamento, mas ainda não há motivo para pânico. Em 20 de junho de 2026, a União Europeia ainda não abriu o sistema nem fixou a data final de exigência.


O melhor caminho é simples: acompanhar apenas canais oficiais, desconfiar de sites que já vendem autorização e revisar o passaporte antes da viagem. A nova etapa não acaba com o turismo brasileiro na Europa, mas transforma a preparação em algum pouco mais cuidadoso.

Cabo Verde arranca empate com o Uruguai e segue vivo na briga por vaga


                                              Viña (URU), ajudava o jogador de Cabo Verde antes de ataque que terminou em gol. (Foto: Reprodução).  



Uruguai e Cabo Verde empataram por 2 a 2 em um jogo cheio de emoções no Hard Rock Stadium, em Miami, Flórida, nos Estados Unidos. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo 2026.


Sensação deste Mundial, Cabo Verde enfrentou mais um campeão mundial de igual para igual. O time saiu na frente com Kevin Pina.


O Uruguai empatou com Maxi Araújo e virou com Canobbio, nos minutos finais do primeiro tempo. Na etapa complementar, Hélio Varela deixou tudo igual. Com o placar, a seleção sul-americana joga a vida contra a Espanha na próxima rodada, e Cabo Verde pode conseguir uma vaga na mata-mata se vencer a Arábia Saudita.


O jogo


O Uruguai se impôs nos minutos iniciais para tentar construir vantagem de maneira rápida. O time pressionou apostando em lançamentos e trocas de passe, mas nada encaixou. Varela apareceu bem posicionado para pegar a defesa caboverdiana de surpresa, mas mandou para fora.


A sensação do Mundial


Aos 20 minutos do primeiro tempo a seleção de Cabo Verde celebrou mais um marco na história desta Copa. Kevin Pina cobrou falta na intermediária acertando o cantinho do goleiro Muslera, que não conseguiu chegar na bola.


A barreira montada pelo uruguaio falhou, e os jogadores do pequeno país se emocionaram em campo ao comemorar o primeiro gol na história dos Mundiais.


Jogo perigoso para o Uruguai


Atrás no placar, o Uruguai viu um filme repetido: contra a Arábia Saudita, a equipe também saiu atrás e precisou correr atrás do prejuízo se organizando no intervalo.


Em campo, teve mais dificuldades para chegar ao gol com a aplicada marcação caboverdiana. Cabo Verde aproveitou os espaços e teve chances de ampliar com Benchimol, que acabou cortado pela zaga, e com Sidny Cabral, que bateu cruzado e Muslera precisou recuar um pouco para fazer a defesa com a ponta dos dedos.


Empatou e virou


Também como foi no primeiro jogo, o Uruguai chegou ao empate com um gol brigado. Valverde fez um cruzamento longo e Betancur subiu para disputar de cabeça com a zaga. Vozinha faz a defesa, mas Maxi Araújo apareceu na sobra sozinho para cabecear para as redes.


Cabo Verde sentiu o gol e, nos minutos finais, o Uruguai se aproveitou disso. Na troca de passes na intermediária, Maxi Araújo escorou de cabeça para Canobbio completar para o gol, sem chances para o goleiro Vozinha.


O jogo parecia controlado, mas um erro em uma Copa do Mundo pode custar caro. Aos 15 minutos, Cabo Verde chegou ao empate em uma sucessão de erros do Uruguai. Mathías Oliveira errou o recuo, e Hélio Varela roubou, aproveitando a saída equivocada de Muslera para empurrar para o gol vazio. O gol mudou tudo, e o jogo virou um toma lá, da cá.


Cabo Verde chegou novamente com perigo no lance seguinte, a bola passou muito perto mas foi para fora. Aos 24, mais um bate rebate na pequena área caboverdeana após cobrança curta de escanteio. A bola bateu na trave, Vozinha defendeu, soltou, e Maxi Araújo marcou no rebote. A arbitragem pegou impedimento e o lance não valeu.


O Uruguai voltou a pressionar mas faltava acertar os últimos passes. De la Cruz bateu de longa distância e não acertou o alvo, e Darwin Núñez foi desarmado dentro da área. Valverde teve grande chance na bola parada, mas a cobrança da falta passou por cima do gol. Canobbio disparou pelo lado direiro, invadiu sozinho a grande área e também bateu para fora.


Próximos jogos


Na próxima rodada, o Uruguai enfrenta a favorita Espanha para definir os classificados para a fase de mata-mata. As seleções entram em campo na sexta (26), às 21h. Já Cabo Verde joga às 21h, contra a Arábia Saudita, no Estádio NRG. (Com CNN)

Praga que ameaça os citros perde força: Entenda

 

A solução adotada foi complementar as ações com a liberação da vespa parasitoide

Estratégias de controle biológico vêm apresentando resultados positivos no combate a uma das principais ameaças à citricultura mundial. O avanço mais recente foi registrado em Chipre, onde o monitoramento indica redução significativa das populações do psilídeo asiático dos citros, inseto responsável pela disseminação da bactéria associada ao greening, ou HLB.



Os resultados foram apresentados pelo Instituto Valenciano de Pesquisas Agrárias (IVIA) durante reuniões com autoridades cipriotas. As discussões envolveram a evolução do programa, as ações de monitoramento e a cooperação para evitar a entrada da doença na região do Mediterrâneo.


O psilídeo Diaphorina citri foi identificado em Chipre em 2023, marcando a primeira confirmação da praga na União Europeia. A partir disso, o país iniciou um programa de erradicação e monitoramento em parceria com o IVIA. Como as plantas cítricas estão espalhadas por pomares comerciais, jardins, áreas urbanas e espaços recreativos, avaliou-se que o controle químico isolado não seria suficiente.



A solução adotada foi complementar as ações com a liberação da vespa parasitoide Tamarixia radiata. O programa começou em 2024 com apoio do governo de Chipre, do Instituto de Pesquisa Agrícola do país, da Universidade da Califórnia em Riverside, do Departamento de Agricultura e Alimentação da Califórnia e de outras organizações científicas.


As primeiras liberações ocorreram em quatro regiões produtoras. O pesquisador Alberto Urbaneja coordenou missões de acompanhamento entre 2023 e 2026. Em julho de 2024, alguns pomares apresentavam 100% dos brotos infestados, evidenciando a ampla disseminação da praga.


Em outubro de 2025, o monitoramento mostrou forte redução das populações e elevados índices de parasitismo. Em uma das áreas mais afetadas, o nível superou 90%. A avaliação mais recente, concluída em maio de 2026, apontou nova queda da praga, com a maioria dos pomares sem colônias ativas. O IVIA destaca que a continuidade do monitoramento será fundamental para preservar os resultados e impedir a chegada do HLB ao Mediterrâneo.