quarta-feira, 24 de junho de 2026

Frio intenso: sul de MS registra mínima de 0,9°C nesta quarta-feira Em ao menos 13 cidades do estado, temperaturas chegam a até 10°C

 

Foto: Arquivo

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), estações meteorológicas instaladas em ao menos 13 municípios de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas mínimas de até 10°C.

Temperaturas mínimas registradas no estado:

  • Laguna Carapã – 2,5°C
  • Caracol (Fazenda Ouro e Prata) – 3,4°C
  • Porto Murtinho – 5,9°C
  • Ivinhema – 7,2°C
  • Nova Andradina – 7,5°C
  • Chapadão do Sul – 7,8°C
  • Bandeirantes – 8,0°C
  • Campo Grande – 8,2°C
  • Água Clara (Fazenda Peleja) – 8,7°C
  • Miranda – 10,8°C
  • Nhumirim (Nhecolândia) – 10,9°C

Sensação térmica mais baixa

Apesar dos termômetros já indicarem frio intenso, a sensação térmica foi ainda menor em alguns pontos do estado. Esse índice é influenciado pela umidade do ar e pela intensidade dos ventos, que aumentam a percepção de frio no corpo.

Em Campo Grande, a sensação térmica chegou a -2,1°C por volta da meia-noite, quando foram registradas rajadas de vento de até 35 km/h. Esse foi o menor valor de sensação térmica observado em Mato Grosso do Sul no período.

Previsão indica continuidade do frio

A instabilidade segue atuando em boa parte de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (24), com acentuada queda nas temperaturas. Entre esta quarta e quinta-feira (25), há previsão de mínimas entre 0°C e 2°C, especialmente na região sul do estado, com possibilidade de registrar as menores temperaturas do ano.

Previsão do tempo por cidade nesta quarta (24)

  • Campo Grande: mínima de 10°C e máxima de 17°C. Sol entre nuvens, com pancadas de chuva pela manhã; à tarde o céu fica nublado e o tempo tende a firmar à noite.
  • Corumbá: mínima de 12°C e máxima de 20°C. Sol com pancadas de chuva pela manhã; à tarde fica nublado e à noite o tempo permanece firme.
  • Ponta Porã: mínima de 5°C e máxima de 15°C. Dia ensolarado com nevoeiro ao amanhecer; noite de céu limpo.
  • Sete Quedas: mínima de 5°C e máxima de 15°C. Tempo ensolarado, sem nuvens durante o dia e noite de tempo firme.
  • Dourados: mínima de 7°C e máxima de 16°C. Sol com névoa ao amanhecer; à noite há previsão de nevoeiro.
  • Três Lagoas: mínima de 12°C e máxima de 15°C. Dia nublado com pancadas de chuva pela manhã; sol aparece entre nuvens à tarde.
  • Paranaíba: mínima de 13°C e máxima de 16°C. Sol entre nuvens com chuva passageira; à noite, muitas nuvens, mas tempo firme.
  • Paranhos: mínima de 5°C e máxima de 16°C. Sol durante todo o dia, sem nuvens; noite de céu aberto

Sorgo ganha espaço e se torna nova aposta entre produtores rurais

Foto: Divulgação

 O sorgo vem ampliando sua participação na agricultura brasileira e ganhando cada vez mais importância no planejamento da segunda safra. Esse avanço é sustentado por custos de produção mais baixos, menor exposição a riscos climáticos e novas oportunidades de demanda. De acordo com Jeferson Souza, analista de inteligência de mercado, dados da Conab indicam que a safra 2025/26 registrou a maior área plantada da série histórica no país, com Goiás liderando o ranking nacional.

Alisson volta aos treinos e Neymar pode reforçar o Brasil em duelo decisivo contra a Escócia

Foto: Rafael Ribeiro CBF




A Seleção Brasileira concluiu nesta terça-feira (24), em Nova Jersey, a preparação para o confronto contra a Escócia, válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Após a atividade, a delegação embarcou para Miami, palco da partida marcada para esta quarta-feira (25), às 19h.

O treino serviu para o técnico Carlo Ancelotti definir os últimos ajustes da equipe e contou com duas notícias positivas: o retorno do goleiro Alisson e a participação de Neymar nas atividades com o restante do elenco.

Alisson havia sido poupado do treinamento anterior por controle de carga física, mas voltou a trabalhar normalmente e está confirmado para o duelo. Já Neymar segue em fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha e aumentou as expectativas de retornar à lista de jogadores disponíveis para a partida.

A principal dúvida da comissão técnica está no setor ofensivo. Sem Raphinha, que sofreu uma lesão muscular no jogo contra o Haiti, Ancelotti avalia alternativas para a ponta direita. Rayan, Luiz Henrique e Endrick aparecem como os principais candidatos à vaga.

Nos últimos treinamentos, o treinador italiano também realizou testes em outras posições. O zagueiro Léo Pereira foi observado em uma formação defensiva alternativa, enquanto Endrick recebeu oportunidades em um esquema mais ofensivo ao lado de Matheus Cunha.

Outra possibilidade é a preservação de atletas pendurados com cartão amarelo. Casemiro e Douglas Santos estão entre os jogadores que podem ser poupados para evitar suspensão em uma eventual classificação às oitavas de final.

A tendência é que o Brasil entre em campo com Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro; Bruno Guimarães, Casemiro (Danilo Santos) e Lucas Paquetá; Rayan (Luiz Henrique), Matheus Cunha e Vinicius Júnior.

Além de encerrar a participação brasileira na fase de grupos, o confronto diante da Escócia pode definir a liderança do Grupo C. O Brasil está empatado em pontos com o Marrocos, e terminar na primeira colocação pode influenciar diretamente o caminho da equipe na fase eliminatória.

Antes da partida, Carlo Ancelotti e um jogador da Seleção participam da entrevista oficial promovida pela Fifa em Miami.

 

Ações contemplam saúde, infraestrutura, saneamento e atendimento às mulheres em Corumbá

Foto: Saul Schramm/Secom-MS

 Corumbá foi palco, nesta terça-feira (23), de uma série de entregas, vistorias e assinaturas de ordens de serviço que ampliam os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento básico e proteção social. A agenda contou com a participação do governador Eduardo Riedel e contemplou obras e projetos estratégicos para o desenvolvimento do município.

Na área da saúde, foram entregues sete salas reformadas para a implantação dos serviços de hemoterapia, com investimento de R$ 390 mil. A estrutura amplia a capacidade operacional do Hemosul e fortalece o atendimento hematológico na região pantaneira.

Durante a agenda, o governador também vistoriou as instalações da futura maternidade da Santa Casa de Corumbá. A nova unidade receberá investimento de R$ 74,9 milhões, sendo R$ 59,8 milhões do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. O empreendimento deverá ampliar a assistência materno-infantil para moradores de Corumbá, Ladário e municípios vizinhos.

Ao acompanhar a entrega de equipamentos e melhorias na Santa Casa, Riedel destacou a importância da parceria entre Estado e município para fortalecer a rede pública de saúde.

“Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria é fundamental para garantir serviços cada vez mais qualificados”, afirmou.

Outro ponto da agenda foi a visita técnica à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital da Cassems. A unidade vem se consolidando como referência em atendimento de alta complexidade no Pantanal, ampliando o acesso da população regional a serviços especializados.

Infraestrutura e mobilidade urbana

No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou obras de pavimentação, drenagem e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. Executadas por meio do programa MS Ativo Municipalismo, as intervenções receberam investimentos de R$ 27,8 milhões.

Também foi entregue a obra de adequação e modernização do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, concluída com investimento de R$ 916,6 mil. A estrutura reforça o monitoramento da qualidade da água distribuída à população e amplia a capacidade operacional do sistema de abastecimento.

Casa da Mulher Brasileira

Entre os atos assinados durante a agenda, está a ordem de serviço para construção da Casa da Mulher Brasileira de Corumbá. O projeto receberá investimento de R$ 8,4 milhões e terá área construída de 1.372 metros quadrados.

A unidade reunirá, em um único espaço, serviços especializados de acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher, incluindo Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, atendimento psicossocial, áreas administrativas e brinquedoteca.

Segundo Eduardo Riedel, a iniciativa representa um importante avanço na rede de proteção às mulheres.

“Estamos ampliando uma estrutura integrada de atendimento. A mensagem é clara: intolerância à violência contra a mulher e fortalecimento permanente da rede de proteção”, declarou.

Nova maternidade

Também foi assinada a ordem de início das obras da nova Maternidade de Corumbá, empreendimento contemplado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A unidade será construída no Bairro Popular Velha e contará com mais de 10 mil metros quadrados de área construída. O projeto prevê centro de parto normal, suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto), centro cirúrgico obstétrico, unidade neonatal, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, além de serviços especializados para gestantes de alto risco.

Investimentos em saneamento

No setor de saneamento, foi assinada a ordem de serviço para construção dos dolfins de proteção do sistema de captação de água bruta e recuperação das estruturas existentes, com investimento de R$ 26,5 milhões.

O governador também autorizou a abertura de licitação para implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), orçado em R$ 15 milhões, além da modernização do sistema de abastecimento de água do município, estimada em R$ 22,4 milhões.

As intervenções incluem renovação das redes de distribuição, instalação de equipamentos de controle de pressão e ampliação dos sistemas de medição, com o objetivo de reduzir perdas e aumentar a eficiência operacional.

Riedel destacou ainda que a universalização do saneamento permanece entre as prioridades do Estado.

“Estamos avançando para concluir a universalização do saneamento antes do prazo previsto. É uma política pública que impacta diretamente a saúde, a qualidade de vida e a dignidade da população”, afirmou.

Para o prefeito Gabriel Alves de Oliveira, os investimentos representam uma transformação estrutural para o município.

“São obras que enfrentam problemas históricos e melhoram a qualidade de vida da população. Mais do que números, representam serviços que acolhem pessoas, ampliam oportunidades e ajudam a construir uma cidade melhor”, avaliou.

A agenda oficial foi encerrada com a participação do governador nas festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, manifestação cultural e religiosa reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

TCE-MS participa de evento sobre inovação e gestão de pessoas no serviço público

Foto: Arquivo

 O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participou, nesta terça-feira (23), do 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de Mato Grosso do Sul, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Com o tema "Tendências, Estratégias e Inovação", o evento reuniu gestores, servidores e especialistas para discutir os desafios e as transformações na gestão de pessoas na administração pública.

A participação do TCE-MS teve como destaques a presença da conselheira substituta Patrícia Sarmento no painel "Lideranças Femininas: trajetórias que inspiram, espaços que se ampliam" e a palestra do diretor do Departamento de Informações Estratégicas da Corte, Geanlucas Julio de Freitas, sobre a gestão de pessoas no sistema e-Sfinge.

Durante o painel, Patrícia Sarmento compartilhou sua trajetória profissional e abordou os desafios enfrentados ao longo da carreira, além dos avanços na ocupação de espaços de liderança por mulheres no setor público. Segundo ela, a educação foi determinante para sua formação e crescimento profissional.

"A educação tem o poder de transformar vidas e ampliar oportunidades. Foi por meio do estudo que alcancei espaços que, em muitos momentos, pareciam distantes da minha realidade", afirmou.

Já Geanlucas Julio de Freitas destacou a importância da gestão de pessoas para o funcionamento da administração pública e explicou o papel do sistema e-Sfinge no acompanhamento dos recursos públicos.

"O e-Sfinge monitora todo o ciclo dos recursos públicos, do planejamento à execução. Como as despesas com pessoal representam uma parcela significativa dos gastos públicos, discutir gestão de pessoas é fundamental para a eficiência da administração", ressaltou.

Correalizado pelo TCE-MS e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o encontro chega à quinta edição consolidado como espaço de troca de experiências e disseminação de boas práticas entre profissionais que atuam na gestão de pessoas em órgãos públicos.

A participação do Tribunal teve início ainda na abertura do evento, realizada na segunda-feira (22). Na ocasião, a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis, representou o presidente da Corte, conselheiro Flávio Kayatt, e destacou a importância da valorização dos servidores para a modernização do setor público.

Segundo Elaine, investir na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais fortalece a capacidade das instituições de oferecer serviços mais eficientes e alinhados às demandas da sociedade.

Servidores públicos terão jornada reduzida nesta quarta-feira (24)

Foto: Arquivo PMCG


 A Prefeitura de Campo Grande determinou a redução do expediente nos órgãos municipais de atendimento ao público nesta quarta-feira (24). Conforme decreto publicado em edição extra do Diogrande, os serviços administrativos serão encerrados às 16h30.

A medida foi adotada em razão da partida da seleção brasileira pela Copa do Mundo da Fifa, programada para as 18h. Segundo o Executivo municipal, a alteração busca compatibilizar o funcionamento das repartições com o calendário esportivo, sem comprometer a prestação dos serviços públicos.

Os serviços considerados essenciais e de caráter contínuo funcionarão normalmente. O decreto não altera a rotina das unidades responsáveis por atendimentos indispensáveis à população.

Ex-deputada estadual Grazielle Machado morre aos 45 anos em Campo Grande Filha de Londres Machado, líder do governo na Assembleia Legislativa, ela faleceu nesta quarta-feira.

Foto: Giuliano Lopes



 A ex-vereadora de Campo Grande e ex-deputada estadual Grazielle Machado morreu na madrugada desta terça-feira (24), aos 45 anos, em Campo Grande. Segundo informações preliminares, ela estava internada no Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) após ser diagnosticada com uma infecção generalizada, mas não teria respondido ao tratamento médico.

Filha do deputado estadual Londres Machado (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e de Ilda Salgado Machado, ex-prefeita de Fátima do Sul, Grazielle deixa três filhos.

Com trajetória consolidada na política sul-mato-grossense, ela exerceu três mandatos consecutivos como vereadora de Campo Grande, entre 2005 e 2014. Em seguida, foi eleita deputada estadual, alcançando mais de 39 mil votos. À época, destacou nas redes sociais ter sido a mulher mais votada da história de Mato Grosso do Sul.

Formada em Comunicação Social, Grazielle também atuou no setor editorial, tendo sido diretora da Revista Ímpar por uma década. Além disso, participou da coordenação de campanhas eleitorais de seu pai ao longo da carreira política da família.

Atualmente, ocupava cargo comissionado na Casa Civil do Governo do Estado. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.