sexta-feira, 26 de junho de 2026

Marco Santullo acompanha senadora Tereza Cristina em entrega de maquinários para a agricultura em MS

Foto: Divulgação

 O setor agropecuário de Mato Grosso do Sul recebeu um importante incentivo com a entrega de novos equipamentos destinados ao fortalecimento da produção rural em diferentes municípios do Estado. A iniciativa conta com o apoio da senadora Tereza Cristina e a articulação política de Marco Santullo, presidente estadual do Partido Progressista (PP).

Os investimentos têm como objetivo ampliar a infraestrutura do campo, modernizar as atividades agrícolas e oferecer melhores condições de trabalho aos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões beneficiadas.

Cada município recebeu equipamentos de acordo com suas necessidades. Em Aparecida do Taboado, foi entregue um Caminhão Prancha, que dará suporte às operações logísticas. Já Nioaque passou a contar com um Caminhão equipado com Carroceria Graneleira, destinado a otimizar o transporte da produção agrícola. Em Terenos, o reforço incluiu um Caminhão Baú, um distribuidor de fertilizantes e uma plantadeira semeadora, formando um conjunto de equipamentos voltado à modernização das atividades no campo.

Para Marco Santullo, os resultados são fruto da parceria entre os representantes políticos e as administrações municipais.

"A senadora Tereza Cristina é a maior referência do municipalismo no Brasil porque entende que o desenvolvimento começa nas cidades. Trabalhar em conjunto com os municípios é garantir que os investimentos cheguem onde a população realmente precisa", destacou.

Foto: Divulgação


Manhã fria em MS dá lugar a temperaturas mais altas à tarde nesta sexta-feira

Foto: Arquivo/Enfoque MS

 A previsão do tempo indica que Mato Grosso do Sul terá o retorno do tempo firme nesta sexta-feira (26), com predomínio de sol e variação de nebulosidade ao longo do dia. A condição de estabilidade atmosférica é provocada pela atuação de um sistema de alta pressão sobre o estado.

O amanhecer será marcado por temperaturas baixas, com mínimas entre 5°C e 8°C na região sul. Apesar do frio nas primeiras horas do dia, as temperaturas sobem gradualmente e a tarde deve registrar máximas acima de 20°C em várias regiões.

Em Campo Grande, os termômetros variam entre 11°C e 13°C pela manhã, com máximas que podem chegar de 22°C a 24°C no período da tarde.

Mesmo com o predomínio do tempo firme, ainda há possibilidade de chuvas isoladas nas regiões centro, norte e leste do estado, em função da presença de umidade na atmosfera.

Os ventos sopram predominantemente do quadrante leste em todo o Mato Grosso do Sul, com velocidades médias entre 30 km/h e 50 km/h. Em alguns momentos, podem ocorrer rajadas superiores a 50 km/h.

Governo federal oficializa retomada de fábrica de fertilizantes da Petrobras em MS

Foto: Dyego Queiroz/TV Morena

 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Três Lagoas (MS) na manhã desta quinta-feira (25) para a assinatura dos contratos que marcam a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), da Petrobras.

Paralisado há 11 anos, o empreendimento será retomado como parte da estratégia do governo federal para ampliar a produção nacional de fertilizantes e reduzir a dependência de importações.

Durante o evento, Lula criticou a longa interrupção das obras.

“Não tem explicação sobre o tempo que essa obra ficou parada. Uma coisa é você não começar uma obra, outra é ter quase 85% dela pronta e não concluir, enquanto o Brasil paga preços absurdos para importar fertilizantes que poderiam ser produzidos aqui”, afirmou.

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, os trabalhos devem ser retomados em julho, com investimento superior a R$ 5 bilhões. A expectativa é de geração de cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos, além da entrada em operação da unidade prevista para 2029.

A UFN-III será dedicada à produção de ureia e amônia, insumos essenciais para o agronegócio. Atualmente, o Brasil depende fortemente da importação de ureia, principal fonte de nitrogênio utilizada na agricultura, aplicada em culturas como milho, cana-de-açúcar, trigo, arroz e café.

Qualificação profissional e empregos

Durante o evento, Magda Chambriard também anunciou a aprovação do projeto Autonomia e Renda Três Lagoas, voltado à capacitação de mão de obra para a operação da fábrica.

Segundo ela, serão abertas 1,4 mil vagas em cursos de formação e qualificação profissional, em parceria com instituições como o Sesi, Senai e institutos federais.

“Estamos garantindo 8 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, e precisamos preparar a população. Por isso, aprovamos esse projeto de qualificação”, afirmou.

A estimativa é de que a unidade produza cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia por ano, atendendo principalmente estados com forte demanda agrícola, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.

Histórico da UFN-III

As obras da UFN-III começaram em 2011, mas foram interrompidas em dezembro de 2014, após o encerramento do contrato com o consórcio responsável por descumprimento contratual.

Em 2017, a Petrobras anunciou a venda da unidade como parte de seu programa de desinvestimentos no setor de fertilizantes. No ano seguinte, chegou a negociar com o grupo russo Acron, mas o processo foi suspenso após decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que tratava da venda de estatais.

Posteriormente, a estatal retomou o processo de desinvestimento, incluindo a UFN-III e a Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), dentro de sua estratégia de otimização de portfólio.

O interesse do grupo Acron acabou sendo retirado, entre outros fatores, por dificuldades relacionadas ao fornecimento de gás natural, que seria importado da Bolívia. (Com G1/MS)

Brasil inicia fase eliminatória da Copa do Mundo contra o Japão na segunda-feira (29)

Foto: Divulgação FIFA/CBF

 O confronto entre Brasil e Japão será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos. A partida abre a fase eliminatória para as duas seleções, e quem vencer avança às quartas de final da Copa do Mundo de 2026.

A Seleção Brasileira garantiu a classificação ao terminar a fase de grupos na liderança do Grupo C, com sete pontos, levando vantagem sobre o Marrocos nos critérios de desempate.

O Japão chega embalado após uma campanha consistente na primeira fase. Os Samurais Azuis estrearam com empate por 2 a 2 diante da Holanda e, na rodada seguinte, golearam a Tunísia por 4 a 0. Até aqui, a equipe marcou sete gols — dois de Kamada, dois de Ueda e um de Nakamura, Junya Ito e Maeda —, além de sofrer três.

Caso avance às quartas de final, o Brasil volta a campo no dia 5 de julho. A sequência do Mundial prevê as semifinais para 15 de julho e a decisão do título no dia 19.

Prefeitura oferece reajuste de 3,4% em duas etapas, e professores recusam proposta

Foto: ACP

 O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) rejeitou a proposta apresentada pela Prefeitura de Campo Grande para o reajuste do Piso Nacional de 20 horas durante reunião realizada na quinta-feira (26). O Executivo ofereceu um reajuste de 3,4%, parcelado em duas vezes de 1,7%, percentual considerado insuficiente pela categoria. Uma nova rodada de negociação foi marcada para o dia 1º de julho, quando a administração municipal deverá apresentar outra proposta.

Segundo o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, a expectativa é de que o novo encontro resulte em uma oferta alinhada ao compromisso assumido pela prefeita na reunião do último dia 12 de junho.

"Esperamos que seja apresentada uma proposta que contemple o que foi acordado no dia 12 de junho com a prefeita", afirmou.

O modelo de reajuste proposto pela Prefeitura segue o mesmo formato adotado para a reposição salarial dos servidores municipais. No caso do funcionalismo, o índice de 4,39% foi dividido em duas parcelas: 2,20%, com pagamento previsto para agosto deste ano, e 2,19%, a serem incorporados em janeiro de 2027.

Após a reunião com representantes da Prefeitura e da Comissão de Educação da Câmara Municipal, os professores da Rede Municipal de Ensino (REME) participaram, ainda na noite de quinta-feira, de uma Assembleia Geral Extraordinária realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS).

Durante a assembleia, a categoria foi informada sobre o andamento das negociações conduzidas pela Comissão Mista de Negociação, avaliou a proposta apresentada pelo Executivo e definiu os próximos encaminhamentos da campanha em defesa da valorização do magistério e da implementação do Piso Nacional para a jornada de 20 horas.

Ao se dirigir aos profissionais da educação, Gilvano Kunzler Bronzoni destacou que a mobilização da categoria tem sido fundamental para manter as negociações em andamento.

"Estamos no caminho da luta e da valorização. Luta, valorização, insistência e garra. É assim, na prática, cotidianamente, sem desistir e sem se cansar", declarou.

Câmara leva debate sobre moradia a duas aldeias em audiências públicas neste sábado


 A Câmara Municipal de Campo Grande realiza neste sábado (27) mais duas audiências públicas da série "Moradia Indígena: uma condição para o bem viver", iniciativa que busca ampliar o diálogo com as comunidades indígenas sobre o acesso à habitação digna.

Os encontros serão promovidos em aldeias urbanas da Capital. A primeira audiência acontece às 8h30, na Aldeia Xunako Kopenoti, localizada no Jardim Inápolis. Já a segunda será às 13h30, na Aldeia Darcy Ribeiro, no Jardim Noroeste.

A série de debates é promovida pela vereadora Luiza Ribeiro, por meio da Comissão Permanente das Causas Indígenas da Câmara Municipal. O objetivo é levantar informações sobre as condições de moradia das comunidades indígenas residentes em Campo Grande e discutir alternativas para a construção de políticas habitacionais que respeitem as especificidades culturais, os modos de vida e as tradições dos povos originários.

Antes das audiências deste sábado, a iniciativa já passou pela Aldeia Água Bonita, no Bairro Tarsila do Amaral; pela Comunidade Kadiwéu, em debate realizado na Câmara Municipal; pela Aldeia Inamaty Kaxé, no Bosque Santa Mônica; pela comunidade da Vila Bordon; e pela comunidade Água Funda, no Jardim Noroeste.

Serviço

Audiência Pública – Aldeia Xunako Kopenoti

  • Data: sábado (27)
  • Horário: 8h30
  • Local: Rua Texas, nº 28, Jardim Inápolis

Audiência Pública – Aldeia Darcy Ribeiro

  • Data: sábado (27)
  • Horário: 13h30
  • Local: Rua Era Atômica, nº 227, Jardim Noroeste.

Agenda: Assembleia realiza homenagem ao cooperativismo de MS no início de julho

Foto: Wagner Guimarães



 Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza uma programação com reuniões, audiência pública, sessão solene em homenagem ao cooperativismo, além das sessões plenárias e da reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). As atividades acontecem na sede do Parlamento Estadual, localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 9, Jardim Veraneio, no Parque dos Poderes.

Terça-feira (30)

Na terça-feira (30), o Plenarinho Deputado Nelito Câmara recebe a reunião entre o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (SISALMS) e a Comissão dos Aprovados no Concurso da ALEMS para apresentação do Projeto Em Conta, da FIEMS. O encontro é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), e do 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PL).

Durante a atividade, também será disponibilizado um plantão de atendimento, na sala de apoio, para esclarecimento de dúvidas sobre o projeto apresentado.

Quarta-feira (1º)

A programação de quarta-feira (1º) começa às 14h, no Plenário Júlio Maia, com a audiência pública que discutirá a problemática dos fios soltos em Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do deputado Hashioka (Republicanos).

Às 19h, o mesmo plenário será palco da sessão solene de entrega do Diploma e da Medalha do Mérito Legislativo em homenagem ao Cooperativismo. A solenidade foi proposta pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (União).

Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Também na quarta-feira, às 8h, acontece a reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. O colegiado analisa a constitucionalidade, juridicidade e legalidade das proposições em tramitação na Casa. A comissão é presidida pelo deputado Caravina (PSDB).

Sessões plenárias

As sessões ordinárias da ALEMS serão realizadas na terça, quarta e quinta-feira, sempre às 9h, no Plenário Júlio Maia. Durante as sessões, os parlamentares debatem temas de interesse da sociedade e votam projetos que integram a pauta legislativa do Estado.

Agenda

A programação oficial da Assembleia Legislativa poderá sofrer alterações, com inclusão ou cancelamento de eventos. Todas as atividades são abertas ao público e à imprensa. A agenda completa está disponível no portal oficial da ALEMS.