quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Pelo terceiro mês consecutivo, preços do tomate são baixos




Oferta elevada de rasteiro impede retomada das cotações
Por:  -Seane Lennon


 No mês de setembro, o preço do tomate salada 2A na roça está similar a agosto, com variação de positiva de apenas 5,9%. Na parcial do mês (até a última segunda-feira, 26), o fruto foi comercializado em média a R$ 36,94/cx. Desde de julho, quando as cotações foram pressionadas para baixo, os valores estão seguindo sem grandes alterações.



Conforme informaçõe do Hf Brasil, mesmo com desaceleração nas praças da primeira parte da safra de inverno e início ainda gradual da colheita nas da segunda parte, a alta oferta de rasteiro (produzido principalmente em Goiás) está mantendo os preços retraídos. A interferência deste tipo de tomate, sobretudo nos atacados de Minas Gerais e de São Paulo, impacta em todo o mercado nacional.


Até o final de setembro, aproximadamente 92% de toda a produção prevista para a primeira parte da safra de inverno deve ser concluída. Nesta reta final, produtores relatam que, assim como durante toda a temporada, o clima tem sido fundamental para que haja boa produção. O tempo seco e as temperaturas amenas continuam garantindo a formação de frutos com boa qualidade. Pragas como mosca-minadora, traça e tripes chegaram a incomodar em praças como Pará de Minas (MG) e Itaocara (RJ), principalmente pela baixa umidade, mas o manejo eficiente segue impendido a ocorrência de grandes danos. Produtores de Paty do Alferes (RJ) e do Sul de Minas Gerais começam a intensificar a colheita dos frutos da segunda parte de inverno, e tomaticultores de Sumaré (SP) já se preparam para o início da comercialização dos primeiros tomates desta temporada nos próximos dias.

Nenhum comentário: