quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Vander Loubet deve ser o novo coordenador da bancada federal

                                            DIVULGAÇÃO



 O deputado federal do PT, reeleito nas últimas eleições, acredita que a experiência e a proximidade com o presidente eleito Lula lhe credenciam ao cargo


Com a não reeleição da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que optou por disputar a Presidência da República, em vez do Senado, a bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional terá de escolher, no dia 1º de fevereiro de 2023, um novo coordenador. E a “bola da vez” é o deputado federal reeleito Vander Loubet (PT). 


Em entrevista ao Correio do Estado, ele informou que tem o interesse de assumir a coordenação da bancada federal do Estado e já vai iniciar as articulações nesse sentido, pois a vaga pertence aos deputados federais, já que as duas últimas coordenações foram do senador Nelsinho Trad (PSD). No momento, a coordenação está com a senadora Simone Tebet.


“Tenho todo o interesse de ser o próximo coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional e devo iniciar a construção do apoio dos colegas para concretizar esse desejo. Afinal, além da experiência acumulada ao longo dos anos como deputado federal, tenho uma boa relação com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva [PT] por sermos do mesmo partido, o que pode facilitar a liberação de recursos para o governo do Estado e para os municípios”, reforçou Vander Loubet, completando que também tem um bom trânsito dentro do Congresso Nacional.


Segundo o deputado federal reeleito, a boa relação com todos os integrantes da bancada federal também será um facilitador para a sua pretensão de assumir a coordenação. 



“Nos próximos dias, vou buscar o diálogo com os meus pares para mostrar minhas credenciais para assumir a coordenação da bancada federal do Estado. Acredito que conseguirei obter êxito nesse sentido para que o meu nome seja consenso, tanto entre os outros deputados federais quanto entre os nossos três senadores, para que, no dia 1º de fevereiro de 2023, possa, com o entendimento de todos, assumir essa importante missão”, projetou.


O deputado federal reeleito Beto Pereira (PSDB), que seria o principal adversário de Vander Loubet na disputa pela coordenação da bancada federal do Estado no Congresso Nacional, informou à reportagem do Correio do Estado não ter a pretensão de ocupar o cargo neste momento. 


“O deputado Vander tem o meu apoio para assumir a coordenação da bancada federal e acredito que os meus colegas de partido – o deputado federal reeleito Dagoberto Nogueira e o deputado federal eleito Geraldo Resende – também compartilham dessa opinião”, assegurou.


Ouvido pela reportagem, o deputado federal eleito Geraldo Resende (PSDB) completou que seu projeto é contribuir com o que for melhor para Mato Grosso do Sul.


 “O deputado federal Vander Loubet ainda não falou comigo sobre a sua pretensão de ser o próximo coordenador da bancada federal e acredito que tratar desse assunto neste momento é muito prematuro. No entanto, defendo uma reunião com novos parlamentares eleitos neste ano para tratar dessa questão, mas já adianto que não tenho a intenção de almejar esse cargo neste momento”, afirmou.


Rodízio

Os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União Brasil) reforçaram que a vaga de coordenador da bancada federal do Estado no Congresso Nacional será de um deputado federal e, portanto, não estão a par das articulações sobre quem deve ser o próximo. 


A respeito da possibilidade de o escolhido ser o deputado federal Vander Loubet, o senador Nelsinho Trad disse que é um bom nome, enquanto a senadora Soraya Thronicke pontuou que pretende assumir a coordenação da bancada em 2024.


A deputada federal Tereza Cristina (PP), que foi eleita senadora da República neste ano, e os deputados federais reeleitos Dr. Luiz Ovando (PP) e Dagoberto Nogueira (PSDB) foram procurados pela reportagem, mas, até o fechamento desta matéria, não retornaram. 


Os deputados federais eleitos Camila Jara (PT), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL) não foram ouvidos porque a nova coordenação da bancada federal tradicionalmente é escolhida entre os parlamentares com experiência.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: