sábado, 11 de setembro de 2021

Nova Kia Carnival chega ao Brasil em versão única, esbanjando espaço e comodidade

 


A montadora apresenta a sua van de luxo em versão única e preço sugerido de R$ 479.990

Daniel Dias/AutoMotrix

A quarta geração da Carnival está desembarcando no Brasil. Totalmente renovada, a van de luxo da Kia, lançada em 1999, mantém as características de inovação, espaço, flexibilidade e estilo. Com cinco anos de garantia ou 100 mil quilômetros, a nova Carnival tem versão única e preço sugerido de R$ 479.990. 


Construída sobre uma nova plataforma de médio porte, a Carnival foi denominada pela Kia como Grande Veículo Utilitário (GUV). Seu novo design inspirado em SUVs é combinado com um interior sofisticado. 



No Brasil, a nova Carnival tem rodas de 19 polegadas e oferece até sete cores externas: Branco Neve e Preto Aurora perolizados, Cinza Pantera, Azul Profundo, Prata Cerâmico e Vermelho Chama metálicos e Azul Astral. Internamente, tem três combinações de cores: preto com cinza, preto com marrom ou preto com bege.


A Carnival conta com motor 3.5 V6 a gasolina com 272 cavalos de potência e 33,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de 8 velocidades. O novo sistema de suspensão totalmente independente e uma série de medidas de contenção de ruído, vibração e aspereza foram projetados para oferecer um comportamento mais relaxante na estrada. 


Na frente, os engenheiros aplicaram novas travessa e geometria, distribuindo melhor as cargas laterais nas curvas para estabilizar a condução. A suspensão traseira multilink foi atualizada, com braços inferiores mais longos, enquanto o ângulo dos amortecedores foi ajustado para mais bem absorver os choques da estrada.


Comparada à geração anterior, a Carnival tem um balanço dianteiro mais curto, com a base da coluna “A” movida para trás para criar um capô mais longo. 


Uma linha de design percorre todo o comprimento do carro, com arcos das rodas ousados e estilo mais moderno e esculpido. 


O desenho externo destaca o novo “teto em ilha”, com as colunas “A” e “B” escurecidas sob uma capota na cor da carroceria. A coluna “C” – pelo comprimento do veículo, colocada bem mais à frente em relação a outros veículos - também se destaca, com uma “barbatana” cromada com sutil padrão de diamante.


As dimensões da chamada pela fabricante de “minivan” impressionam. São 5,15 metos de comprimento e 3,09 metros de distância de entre-eixos. 


Sem a terceira fileira de bancos, a Carnival pode transportar 2.905 litros. Com ela colocada, fica ainda um bom espaço para bagagens, com 627 litros disponíveis. 


A nova Carnival tem abertura do compartimento de carga e portas traseiras deslizantes elétricas. 



Segundo a Kia, a experiência do usuário é definida pelo papel preponderante da tecnologia e da conectividade, com uma gama de recursos projetados para tornar a vida a bordo mais fácil e conveniente. O centro dos recursos de conectividade é o display digital duplo, ligando o novo painel de instrumentos digitais de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque também de 12,3 polegadas em uma única peça. Esse conjunto cria uma experiência panorâmica e “widescreen”, com funções de entretenimento controladas por botões “touchscreens”. Há um painel de controle tátil semelhante mais abaixo no console central para a climatização. O sistema oferece uma tela cristalina, Android Auto e Apple CarPlay integrados com reconhecimento de voz e a possibilidade de conexão de dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo.



 

A nova Carnival tem uma gama de sistemas de segurança passiva e ativa e de assistência ao motorista e sete airbags. Com o conjunto ADAS, o condutor tem auxílio do assistente para prevenção de colisão frontal – com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos –, do assistente ativo para prevenção de colisão e monitor de ponto cego, do assistente de farol alto, do piloto automático adaptativo, do assistente de centralização na faixa de rodagem, de câmeras de 360 graus, do assistente de saída em segurança – evita que as portas traseiras deslizantes se abram – e do assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado.

Nenhum comentário: