domingo, 12 de setembro de 2021

MDB lança campanha para eleição suplementar a prefeito em Paranhos

 


A campanha eleitoral começa no dia 6 de setembro e pode seguir até 2 de outubro

Jornal Midiamax

O prefeito interino Donizete Viaro oficializou a candidatura de Cleber Valiente como vice-prefeito para as eleições suplementares em Paranhos, cidade a 462 quilômetros de Campo Grande.


Viaro, até então eleito presidente da Câmara da cidade, assumiu a prefeitura após o candidato Heliomar Klabunde (MDB) ter tido o registro barrado pelo TRE-MS. Ele já foi prefeito do município e, na ocasião, teve reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) as contas relacionadas à execução de um convênio com o governo federal. Por isso, caiu na Lei da Inelegibilidade.


A demora na definição de candidaturas de oposição pode ser explicada pela cautela adotada pelo PSDB. Depois de administrar Paranhos por três mandatos (2005-2012 e 2017-2020), o tucano Dirceu Bettoni disputou a reeleição em 2020 e perdeu por uma margem grande de votos - quase 1,5 mil. Paranhos tem 8,3 mil eleitores, mas só 6,7 mil foram às urnas.



Calendário eleitoral


Conforme resolução da Justiça Eleitoral, os partidos devem realizar convenções para definir candidatos entre 27 de agosto e 2 de setembro. Depois, têm até 5 de setembro para registrar a chapa que vai disputar as eleições suplementares.


A campanha eleitoral começa no dia 6 de setembro e pode seguir até 2 de outubro, véspera do pleito. A propaganda em rádio e televisão deve ser realizada entre os dias 11 e 30 de setembro. Prefeito e vice eleitos serão diplomados no dia 22 de outubro e tomam posse no cargo já no dia seguinte.

Nenhum comentário: