segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Instituto Federal abre mestrado em Bionergia e Grãos e Tecnologia de Alimentos em cidades de MS

 


Mestrado será realizado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul


Um acordo entre o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e IFGioano (Instituto Federal Goiano) irá permitire que moradores de Coxim e Nova Andradina possam concorrer a vagas em curso de mestrados. São ofertadas 30 vagas em dois cursos de pós-graduação strictu sensu.


De acordo com a IFMS, os cursos serão realizados em Mato Grosso do Sul, mas ofertados pela instituição goiana. O edital de abertura da seleção foi publicado nesta quinta-feira (2), com oferta de 30 vagas, destinadas a servidores do IFMS, público externo e reserva de vagas para ações afirmativas.


São 20 vagas para o mestrado em Bionergia e Grãos, que terá suas aulas no Campus Nova Andradina, e 10 para o mestrado em Tecnologia de Alimentos, com atividades no Campus Coxim.


Inscrições

Devem ser feitas pela internet, por intermédio do formulário de propostas online, que será disponibilizado no site do IFGoiano durante o período de inscrições, de 7 a 29 de setembro.


O interessado deverá preencher as informações solicitadas e anexar à sua inscrição os documentos previstos no edital.


Dentre eles estão o formulário de inscrição (Anexo I preenchido e com uma foto 3x4); diploma de graduação; projeto de pesquisa; Currículo Lattes e respectivos comprovantes; e formulário de autoavaliação (Anexo II).


O projeto de pesquisa deve conter no máximo de 10 páginas, incluindo a folha de rosto. Deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 2,5 cm. A folha de rosto deve conter o título do projeto, nome do candidato, mês/ano e cidade/Estado.


Em seu conteúdo, os projetos deverão conter, no mínimo, os itens: título; justificativa e relevância; objetivos; metodologia; e referências bibliográficas.


O currículo Lattes deve ter sido atualizado em 2021 e disponível na plataforma. Os comprovantes das informações do currículo devem ser também anexadas, sem a necessidade de autenticação dos documentos.


Seleção

Será feita em quatro etapas: análise do Currículo Lattes do candidato; avaliação do projeto; entrevista e defesa do projeto; e análise do histórico acadêmico.


A análise da entrevista e defesa do projeto ocorrerá por meio de videoconferência, de 4 a 6 de outubro. A ausência do candidato na entrevista será critério de desclassificação no certame.


Cronograma

Em 30 de setembro, o IFGoiano divulgará as inscrições homologadas no processo seletivo. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 8 de outubro.


A pré-matrícula dos aprovados e entrega dos documentos comprobatórios de registro acadêmico estão previstas para 13 de outubro.


No dia seguinte se iniciam as atividades letivas em ambos os cursos.

Nenhum comentário: