quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Assembleia entrega Título e Comenda a personalidades durante sessão solene

                                           Paulo Simôes Foto:Neno Lopes
ALMS


“São educadores, trabalhadores, empresários, líderes políticos, religiosos e comunitários, homens e mulheres cujos exemplos nos honra”, afirmou o deputado Junior Mochi (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em referência aos homenageados com o Título de Cidadão Sul-mato-grossense e com a Comenda do Mérito Legislativo. As honrarias foram entregues na noite desta quarta-feira (31) em sessão solene realizada no plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis.

 “A dedicação de cada um dos senhores ao nosso estado os faz merecedores do reconhecimento da nossa gente”, considerou Junior Mochi, durante discurso de abertura da solenidade. O deputado, que encerra seu mandato, também aproveitou a ocasião para agradecer aos sul-mato-grossenses pelos 12 anos em que atuou como parlamentar no Legislativo estadual. “Aqui não estarei mais a partir de 31 de janeiro de 2019, mas levarei sempre comigo a gratidão dos amigos conquistados”, disse.

A mesa de autoridades foi composta, além do presidente da Assembleia Legislativa, pelos deputados Onevan de Matos (PSDB) e Amarildo Cruz (PT), respectivamente, vice-presidente e segundo-secretário da Casa de Leis. Também integraram a mesa Antonio Carlos Videira, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Luiz Tadeu Barbosa Silva, desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Júlia Fumiko Hayashi Gonda, defensora pública geral em exercício, e Abrão Razuk, membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.

Encerrado o discurso, o deputado Junior Mochi anunciou os nomes dos homenageados, que permaneceram em pé enquanto eram lidos os termos de concessão. Na sequência, eles foram chamados para receber as honrarias. Nesse momento, os presentes puderem conhecer, mesmo que brevemente, os currículos das personalidades agraciadas com o Título de Cidadão Sul-mato-grossense e com a Comenda do Mérito Legislativo.

Em nome dos homenageados


Desembagador Luiz Tadeu discursou em nome dos homenageados

“Sinto-me honrado”, expressou o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, que discursou em nome dos homenageados. Ele citou algumas personalidades, dando ênfase a Ruben Figueiró, que exerceu mandatos como deputado estadual, deputado federal e senador por Mato Grosso do Sul. Referindo-se a Figueiró como “o eterno senador”, o desembargador o definiu como “uma das pessoas mais honradas deste país”.

O desembargador adjetivou a solenidade como “um momento mágico” e reforçou os elogios aos homenageados. “Que Deus conserve em todos vocês esta vontade de fazer o bem, dada a escassez de pessoas que se predispõem a isso em um momento em que a humanidade está castigada de tanto sofrimento, de tanta turbulência”, finalizou.

A Comenda do Mérito Legislativo foi instituída pela Resolução 02, de 30 de agosto de 1985, com o objetivo de homenagear personalidades que, através de suas ações, tenham contribuído, dentro ou fora do País, para o desenvolvimento e projeção de Mato Grosso do Sul. Com finalidade semelhante, o Título de Cidadão Sul-mato-grossense é disposto pelo Regimento Interno da Casa de Leis.
                                          Foto Vagner Guimarães


Foram homenageadas com o Título de Cidadão Sul-mato-grossense as seguintes personalidades: Adelina Maria Avesani Spengler, Ana Lídia Alves Reis Ascoli, Antônio Carlos Videira, Aparecido dos Passos, Ari Basso, Benedito de Oliveira Neto, César Luiz Galhardo, Cícero Rufino Pereira, Clóvis Gilberto Bertelli, Crispim Guimarães dos Santos, David Bobrow, Décio José Xavier Braga, Djalma Lino Gonçalves, Fernando Campanha Rios, Jeferson Luiz Tomazoni, João de Deus Gomes de Sousa, José Carlos da Silva, José Clarindo Capuci, José Lacerda Brasileiro, José Moacyr Fattor, José Roberto Ribeiro Pinto Júnior, Lucas Moura, Luís Cezar Ferronatto, Luiz Carlos Burali, Luiz Pedro Luiz Gonçalves Mendes Júnior, Marcos Antonio Canteiro, Mário Maurício Vasquez Beltrão, Nilva Santos, Orlando Lima Monteiro, Paulo Nascimento Sousa, Paulo Simões, Renato Rodrigues de Melo, , Robert Ferter, Roberto Pedro Tonial, Sérgio Luiz da Silva, Taku Takahashi e Walter Vieira dos Santos.

Comendas do Mérito Legislativo foram entregues a Aldoir Pedro Teló, Amauri Tetila, Antônio Cezar Lacerda Alves, Arceno Athas Júnior, Carmem Ferreira Barbosa, Clóvis Gilberto Bertelli, Edilson Gonçalves Dias, Edinaldo Souza Neves dos Santos, Ednei Marcelo Miglioli, Edson Almeida, Edvaldo Alves de Queiroz, Émerson Gonçalo Pereira, Humberto César Mota Maciel, Jacilene Ferreira da Silva, Joaquim Cândido Teodoro de Carvalho, José Arthur Oliveira Viana, José de Oliveira Santos, José Gilberto Garcia, José Roberto Lage, Levi Marcos Gomes da Cruz, Luiz Pedro Nassar Scalise, Luiz Tadeu Barbosa Silva, Marcelo Ferreira Miranda, Maria de Lourdes Souza Cano, Mariedna Queiroz Sobreira, Marina Ricardo Nunes Viana, Maurício Andreoli de Almeida, Micael Carlos Andrejzwski, Milton Carlos de Melo, Paulo Atílio Pereira, Ruben Figueiró de Oliveira, Ruberlei Bulgarelli, Solimar Alves de Almeida, Sonia Maria Silva e Soraya Vieira Thronicke.

Depois que os presentes cantaram o Hino de Mato Grosso do Sul, o presidente Junior Mochi encerrou a solenidade.

Nenhum comentário: