quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Estreia: Um Homem Comum



- Apesar do título, não há nada de comum na vida do General (Ben Kinsley), o ambíguo protagonista deste drama dirigido e roteirizado pelo norte-americano Brad Silberling. Veterano da guerra civil que dividiu a Iugoslávia nos anos 1990 e responsabilizado por massacres, o militar vive clandestino e recluso em Belgrado, Sérvia, protegido por um esquema secreto local. Ao mesmo tempo, países ocidentais reclamam sua captura.

Ainda assim, ele eventualmente se arrisca fora dos apartamentos onde mora, sendo reconhecido e, não raro, homenageado – não é segredo que, pelo menos em seu país, ele é mais considerado herói do que bandido.

Para evitar que seja localizado, seus protetores frequentemente têm que removê-lo de seu endereço. Mais uma vez, ele se muda para um outro apartamento, num prédio decadente. Vive na tensão de seu isolamento quando um dia entra pela porta uma jovem que tem a chave. Ela se identifica como Tanja (Hera Helmar), empregada da antiga moradora do local, o que não impede que o general a receba com a arma em riste.

Nenhum comentário: