terça-feira, 4 de outubro de 2016

Prefeitura promove Poesia Falada de Manoel de Barros em evento do Dia da Criança



Fundac       Foto:Arquivo fundac

Escolas municipais também receberão
o espetáculo que homenageia centenário do poeta


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza o Projeto Circuito Centenário Manoel de Barros – Poesia Falada, que acontece com para homenagear o centenário do poeta e levar a poesia às crianças e em escolas municipais.

O projeto, que acontece de 17 a 21 de outubro, será apresentado em dez escolas da Reme que participam da atividade promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) chamada: 100 anos de Manoel de Barros : O menino que Carregava Água na Peneira. As poesias de Manoel de Barros serão encenadas e vivenciadas por Pietro Lara, ator e contador de estórias, utilizando a fala, o gesto, o movimento e os sons.

Antes das apresentações nas escolas, o espetáculo acontecerá em um grande evento: o Dia da Criança que será comemorado no dia 7 de outubro (sexta-feira) no Horto Florestal, aberto ao público de 7h às 17h. Neste dia, o local estará com diversas atrações.

Já no 2 de dezembro acontecerá a finalização do Projeto com a apresentação de todos os trabalhos realizados durante o ano nas escolas municipais. Esse evento também será no Horto Florestal, com a participação de centenas de crianças.

Poesia Falada
O espetáculo Poesia Falada de Manoel de Barros visa celebrar o centenário do Poeta Manoel de Barros disseminando o conhecimento de suas poesias entre as crianças, povoando o imaginário infantil com a linguagem cênica das poesias faladas. O projeto busca ainda, além do lazer, contribuir para o fomento da literatura e para o fortalecimento da leitura e promover a construção do conhecimento.

Pietro Lara

Pietro é declamador e personagem se fundem a serviço da poética visual de Manoel de Barros, nos mostrando imagens que traduzem ou que representem os poemas e poesias. Como: “O menino que carrega água na peneira a vida toda”.



De acordo com o ator, as poesias foram selecionadas seguindo um conceito cronológico de criação que nasce com a palavra e depois evolui para o poema, matéria de poesia, fazedor de amanhecer, até chegar na infância, faixa etária do público alvo.



A proposta tem dramaturgia aberta, fazendo com que o público também participe do jogo cênico, das poesias, proporcionando em alguns momentos a interatividade com a plateia. A apresentação tem duração de 30 minutos, com classificação livre.



A seguir, a agenda com as escolas que irão receber o espetáculo:

14 de outubro de 2016 - sexta-feira

8h30 - E.M. professora flora guimarães rosa pires

15h - E.M. professora Danda Nunes

17 de outubro de 2016 - segunda-feira

8h45 – E.M. João Evangelista Vieira de Almeida

14h30 - E.M. Consulesa Margarida Maksoud Trad

18 de outubro de 2016 - terça-feira

8h30 - E.M. Professora Iracema Maria Vicente

14h30 - E.M. Doutor Tertuliano Meirelles

20 de outubro de 2016 - quinta-feira

8h30 - E.M. Etalívio Pereira Martins

15h - EM Geraldo Castelo

21 de outubro de 2016 - sexta-feira

7h30 - E.M. Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista

15h - E.M. Professora Eulália Neto Lessa



O Projeto tem a coordenação geral da Divisão de Literatura da Fundac e mais informações pelo telefone 3314-3230.

Nenhum comentário: