quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Boxeadores de MS lutam por vaga no Brasileiro; seletiva será em Campo Grande


                                          Foto:Paulo Ribas     Jornal Correio do Estado    



Sessenta lutadores sobem ao ringue para a disputa da seletiva regional que será realizada, a partir de hoje, em Campo Grande, e vale classificação para o Campeonato Brasileiro de Boxe, em Salvador (BA). As lutas serão realizadas até sábado, a partir das 16h (MS), com entrada gratuita na praça de eventos do Shoping Norte Sul Plaza. Com nove boxeadores, a seleção sul-mato-grossense chega como uma das favoritas, já que defende o título por equipe conquistado na seletiva 2015, em Três Lagoas (MS).

O presidente da Federação de Boxe de MS, Marcelo Nunes, explica que os combates envolvem dez categorias, desde o peso pena ao pesado. “Teremos 18 lutas por dia. No sábado, quando acontecem as finais de cada categoria serão dez lutas”, explica Nunes. Além dos pratas da casa, o evento terá lutadores de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal.

O selecionado sul-matogrossense tem atletas de Campo Grande, Três Lagoas e Anastácio. Os principais destaques para Idowemar Godoy (52kg), Paulo Martins (69kg), Valdeir Célio (75kg) e Thiago Santos (91kg).

Eleito o melhor boxeador sul-mato-grossense em 2016, o meio médio Paulo Martins, de 20 anos, está otimista para o torneio. Atual campeão da seletiva 2015, Paulo sonha com a vaga para voltar a disputar o Brasileiro. No ano passado, em Sergipe, ele foi desclassificado na semifinal nacional, em uma luta com decisão divida, diante de Ualace Arcanjo, da seleção brasileira.

Após o anúncio da vitória de Ualace, o público do ginásio contestou o resultado e vaiou em apoio ao atleta da Capital. “Entrei para lutar com um pé atrás, porque ele é da seleção.  Perdi por pontos, mas serviu como aprendizado, sai de cabeça erguida, sabendo que posso enfrentar qualquer lutador de igual pra ugial”, diz Paulo.

Segundo o presidente da Federação de Boxe de MS, a seleção estadual conta também com três novidades: Igor Arguelho (64kg), Elias Silva (60kg) e Roque Morel (81kg). “São atletas com larga experiência, porém pela primeira vez chegam à seleção de elite do Estado. Igor fez doze lutas neste ano, é uma esperança”, exemplifica Nunes.

O desfalque da equipe será Luís Cláudio (60kg), de Coxim, que há 30 dias sofreu uma contusão na mão direita. Ele acumula doze títulos estaduais, além das conquistas internacionais na Bolívia e no Chile. “A contusão motivou sua desconvocação. Creio que perdemos para este campeonato um atleta que tinha vaga, praticamente, garantida”, lamentou Nunes.

As seletivas regionais serão realizadas simultaneamente em mais cidade: Região I em Salvador e Região lll em Porto Alegre (RS). Cada região classifica em média três atletas por cada uma das 10 categorias de peso em disputa.

Em Campo Grande, o evento é promovido pela  Federação de Boxe de MS e Confederação Brasileira de Boxe.

Nenhum comentário: