quinta-feira, 24 de novembro de 2022

SP atinge requisitos para suspender vacina da aftosa

 

                                                          Depositphotos

A análise das condições do Estado ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro

Por:  -Leonardo Gottems


Informações divulgadas pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) indicam que o estado de São Paulo poderá ficar livre da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa, conforme nota publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nesta quarta-feira. “A Federação atuou intensamente, fez reuniões de trabalho, propostas e gestões para que finalmente os aprimoramentos do Estado fossem reconhecidos. É uma grande conquista para a pecuária paulista”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles. 



“Com base nesse resultado e no avanço das ações estaduais contidas no Plano Estratégico do PNEFA, o estado reúne os requisitos mínimos para avanço no status junto aos demais estados componentes do Bloco 4”, diz o comunicado do MAPA. 


A análise das condições do Estado ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) paulista. São Paulo conseguiu avançar a nota em sete itens do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais (Quali SV) avaliados no PNEFA. “A pecuária de São Paulo tem evoluído e o serviço veterinário oficial tem de acompanhar esse processo. A CDA mostrou, com o nosso apoio, o quanto está tomando precauções para combater a doença”, ressalta Fábio de Salles Meirelles.


Para evoluir no status de “livre de febre aftosa com vacinação” para “livre de febre aftosa sem vacinação”, o MAPA elaborou o Plano Estratégico do PNEFA, que dividiu o país em blocos compostos por Estados com características semelhantes de trânsito e comércio de animais. A retirada da vacinação está prevista para ocorrer em blocos.

Nenhum comentário: