sábado, 19 de novembro de 2022

Rota Bioceânica abre nova perspectiva de integração de MS com o Japão

 

                                            Foto Divulgação




Na abertura do seminário internacional Mato Grosso do Sul e Japão “Conectando Novos Caminhos”, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância do Corredor Bioceânico na integração e comércio com os países asiáticos. Realizado nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, no Bioparque Pantanal, a solenidade contou com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Teiki Hayashi.


“Este seminário internacional busca intensificar as trocas comerciais e o intercâmbio cultural e científico entre Mato Grosso do Sul e Japão, apontando perspectivas promissoras nas nossas relações econômicas a partir da construção do Corredor Bioceânico”, afirmou Reinaldo Azambuja.


O governador destacou que a Rota Bioceânica é o maior projeto de logística no âmbito do Mercosul, sendo um caminho de integração econômica, social e cultural. “Relações vão se fortalecer em todas as áreas – ciência, educação, economia e cultura - podendo se tornar mais sólidas com a ampliação das trocas comerciais que, naturalmente, serão impulsionadas com a estratégica ligação de Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, no Oceano Pacífico”, declarou.



Ele disse ainda que, de 2021 para 2022, o volume de produtos de Mato Grosso do Sul exportados ao Japão cresceu 411,32%, ultrapassando a marca de US$ 300 milhões e posicionando o país asiático como o 4º maior parceiro comercial do Estado, depois da China, Estados Unidos e Holanda.


Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, o embaixador Teiji Hayashi destacou a parceria e amizade entre os dois países e afirmou que há possibilidade de ampliar as relações comerciais com o Estado. “Há uma longa história de cooperação com Mato Grosso do Sul, particularmente no setor agrícola. Estou buscando um maior desenvolvimento das relações em áreas como a agricultura de precisão e a soja comestível”, disse.



“Japão e Brasil tem uma parceria global estratégica. Temos várias relações, uma longa história em vários setores: política, economia, cultura, tecnologia. Temos mais de 2 milhões de imigrantes e descendentes no Brasil e 200 mil brasileiros que trabalham e estudam no Japão. Temos laços muito fortes”, acrescentou. O seminário é realizado pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira com apoio do Governo do Estado. O objetivo é revitalizar as relações econômicas, científicas e culturais entre Mato Grosso do Sul e Japão.


O presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, Nilson Aguera, agradeceu a parceria do Estado com a comunidade japonesa e convidou a comunidade para participar do Festival do Japão MS, que será realizado até domingo (20) no clube de campo. “Agradeço o governador Reinaldo Azambuja pelo apoio recebido em sua gestão. Dentro de algumas horas daremos início ao 2º Festival do Japão, em Campo Grande. Com muita alegria e nossos esforços vamos entregar à população um evento de qualidade torcendo para que dê tudo certo”, disse. O festival contará com músicas, danças folclóricas, concurso da Miss Nikkey, exposições e comidas típicas como sobá, tempurá e sushi, entre outros.



Também prestigiaram a abertura do seminário a prefeita Adriane Lopes, que destacou o potencial de Campo Grande para novas parcerias, em especial no setor de turismo, e os secretários Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Eduardo Romero (Cidadania e Cultura); o deputado estadual Renato Câmara; diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling; e o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, entre diversas autoridades.

Nenhum comentário: