terça-feira, 8 de novembro de 2022

Nem todo passeio pode fazer bem para o pet

 


Caso os tutores não sejam cautelosos, o passeio pode se tornar uma verdadeira cilada


Não há dúvidas, o passeio diário é fundamental para a saúde física e emocional do animal de estimação, porém, alguns locais ou simples caminhadas podem esconder alguns perigos para animais mais vulneráveis.


As médicas veterinárias da rede de hospitais WeVets - Giovanna Jurado e Luísa Rocchi, listaram os principais perigos e como garantir que todos divirtam-se em segurança. 


- Altas temperaturas proliferam parasitas;


Já é sabido que o calor contribuiu com a proliferação de ectoparasitas (pulgas e carrapatos). Por essa razão, para garantir a saúde do animal é muito importante manter a imunização em dia, caso haja algum tipo de contato com bactérias causadoras de zoonoses.  De acordo com a dra. Giovana, as principais vacinas são: V10, que protege o animal da Cinomose; Parvovirose; Coronavirose; Hepatite Infecciosa Canina; Adenovirose; Leptospirose Canina, etc. Além da anti-rábica, vacina de giárdia e Leishmaniose.


- Riscos da exposição ao calor ou frio intenso;


A dra. Luísa, alerta sobre a exposição ao calor ou frio extremo. Durante as altas temperaturas é muito importante se atentar aos horários dos passeios, uma vez que a temperatura do ambiente e do chão, principalmente asfalto, pode queimar as patinhas, que não são preparadas para resistir a superfícies quentes, além de sofrerem com quedas bruscas de pressão por conta do calor. “As patinhas dos cães não são resistentes ao calor e em contato com solos quentes sofrem com queimaduras. O ideal é programar os passeios para início da manhã ou fim de tarde e noite” – alerta a veterinária.


Já as temperaturas mais baixas provocam mudanças fisiológicas importantes no animal e ao contrário do calor, o ideal é optar por passeios no período da tarde, entre 10h e 15h, quando a o frio dá uma trégua. A exposição em horários de queda de temperatura pode causar gripes, resfriados, entre outros problemas de saúde de animais com pré-disposição.


- Atenção aos itens de Segurança;


Todo tutor adora ver seu pet livre para correr e brincar, porém, existem lugares apropriados para isso. Em grandes cidades, é extremamente importante que o animal ande sempre com coleiras de identificação, guias e em alguns casos focinheiras para proteção dele e dos demais. “Sugerimos sempre os peitorais, que devem ser resistentes e confortáveis, e sempre com a placa de identificação” – indica Giovanna.


Já Luíza alerta sobre os riscos externos, como carros, bicicletas e até o convívio com outros animais. “É natural que o animal disperse durante o passeio. Nestes casos é comum que outras coisas tirem sua atenção, por isso, estar preso ao tutor evita escapadas que podem ser fatais” – comenta.


Além disso, os animais que não são tão sociaiveis assim, também precisam do seu momento de descontração e nestes casos o mais indicado é que o animal use focinheira, garantindo a segurança dele e dos demais.


Por fim, as veterinárias afirmam que os passeios são de extrema importância e devem ser feitos regularmente. Com todos os cuidados, a prática só tornará o animal mais feliz e mais saudável, além de estreitar a relação com seu dono. E reforçam que nem todo lugar é apropriado para levar o cão, alguns ambientes com som alto, aglomerações e muito fechados, podem estressar o animal. “É obrigação do tutor preocupar-se com a higiene do animal, oferecer água fresca em todos os passeios e respeitar os limites do animal’ – finalizam.


 


Sobre a Rede de hospitais Veterinários - WeVets


Nascida em 2021 a WeVets é um ecossistema de saúde pet, que quer ressignificar a forma como a saúde veterinária é vista e representada, propondo ao mercado um novo modelo, estratégico e humanizado.


Com menos de um ano de existência, a rede possui oito unidades, entre elas aquisições que possuem mais de 50 anos de legado e paixão pelos pets em São Paulo e Porto Alegre e novos centros de saúde. Os centros veterinários WeVets são projetados com infraestrutura tecnológica para atendimentos de alta complexidade, diagnósticos, internações, cirurgias, UTI e especialidades como cardiologistas e oncologistas, entre outros.


Possuem programa de estágio e aprimoramento para jovens veterinários, além do VetFriendly, um programa para pequenos veterinários e clinicas, que oferece benefícios aos profissionais que indicam pacientes para atendimentos de alta complexidade para uma das unidades WeVets.


A WeVets chegou ao mercado, não apenas para estar entre as redes de saúde referenciais, mas para reajustar as velas do mercado e liderar uma revolução no cuidado dos pets e no enaltecimento da medicina veterinária do Brasil e toda América Latina.

Nenhum comentário: