quinta-feira, 3 de novembro de 2022

De volta à Copa, Holanda tem dupla de zagueiros mais cara da história

 


                                          DAVID S. BUSTAMANTE/GETTY IMAGES

Virgil van Dijk e Matthijs de Ligt estão no top 3 de transferências mais caras de defensores da história do futebol

JUDSON MARINHO

Em bom momento, a seleção holandesa está de volta à Copa do Mundo, depois de não conseguir a classificação para o torneio na Rússia em 2018.


O grande trunfo desta seleção está no seu sistema defensivo, os zagueiros Matthijs de Ligt, de 23 anos, jogador do Bayern de Munique, e Virgil van Dijk, de 31 anos, referência do Liverpool, estão entre os jogadores mais caros da história na posição, segundo dados do Transfermarket.


Dando continuidade à série de matérias sobres as principais seleções da Copa no Catar, nesta sétima edição vamos apresentar como vem a Holanda para a disputa.


Van Dijk é um dos principais ídolos do torcedor do Liverpool neste século 21. O zagueiro holandês ganhou o prêmio de Melhor Jogador da Europa no ano em que o time foi campeão da Liga dos Campeões, na temporada 2018/2019, depois de um jejum de 19 anos sem conquista do clube inglês.



No ano seguinte, van Dijk também foi destaque no título nacional do Campeonato Inglês, quebrando jejum de 29 anos do Liverpool sem o principal troféu da Inglaterra.


O zagueiro é conhecido por sua força física, liderança dentro e fora do campo e excelência no jogo aéreo. A transferência do jogador do Southampton para o Liverpool, em 2018, foi a terceira mais cara da história entre defensores, com valor na época de 84,65 milhões de euros.


No fim de semana, uma marca histórica do jogador pelo Liverpool foi quebrada em partida contra o Leeds, que terminou em derrota por 2 a 1. O holandês estava há 70 jogos sem perder em Anfield, estádio do Liverpool. Até a data, van Dijk detinha 59 vitórias, 11 empates. Agora, adicionou uma derrota.


Atualmente, o jogador está com 12 jogos na temporada 2022/2023 no Campeonato Inglês, tendo índice de 0,8 desarmes por jogo. Em quatro jogos com van Dijk em campo, o Liverpool não tomou gols.


Campeão italiano pela Juventus na temporada 2019/2020, Matthijs de Ligt tem a segunda transferência de defensores mais cara da história, feito realizado quando o jogador trocou o Ajax, clube onde foi revelado e fez parte da campanha que levou o time à semifinal da Liga dos Campeões em 2018/2019, pela Velha Senhora, no início de 2019. O valor de compra chegou a 85,50 milhões de euros.


De Ligt foi convocado para a seleção principal da holanda pela primeira vez em 2017, quando tinha apenas 17 anos. Ao longo do ciclo para a Copa do Mundo deste ano, o zagueiro disputou 38 partidas na seleção, marcou dois gols e deu quatro assistências.


Na temporada atual, o jogador já disputou 17 partidas atuando pelo Bayern de Munique, marcando um gol em partida pela Bundesliga.


FORA DA COPA

Recém-chegado a Roma, o volante Georginio Wijnaldum, 31 anos, está fora da Copa do Mundo no Catar, por conta de uma lesão no treinamento. 


Com 85 jogos e 26 gols pela Holanda, o jogador será o maior desfalque da seleção na competição.

Com 11 minutos em campo, o jogador sofreu uma fratura na tíbia da perna direita em um jogo treino, tendo previsão para voltar a jogar partidas oficiais apenas em 2023, depois da Copa.


Com o companheiro van Dijk, Wijnaldum foi campeão da Liga dos Campeões pelo Liverpool. Antes de se transferir para a Roma nesta temporada, o jogador estava no Paris Saint-Germain, onde jogou apenas um ano.


DESTAQUES NO ATAQUE

Jogando no futebol espanhol, o meio-campista Frenkie de Jong e o atacante Memphis Depay também são destaques da seleção holandesa para esta Copa.


A dupla joga atualmente no Barcelona, clube que está vivendo um momento de crise, após a eliminação precoce na fase de grupos da Liga dos Campeões.


Depay está a oito jogos sem jogar no Barcelona, em razão de uma lesão no bíceps femoral da perna esquerda.


A previsão do tempo de recuperação do atleta foi estimada em um mês, porém, segundo o jornal espanhol Sport, há uma suspeita de que Depay estaria pensando mais em se preparar para a Copa do Catar do que em assumir o risco de jogar as últimas partidas pelo Barcelona antes da competição.


O jogador disputou 28 jogos na temporada passada, marcando 12 gols pelo Barcelona.

Já Frenkie de Jong, de 25 anos, vem jogando regularmente pela equipe espanhola. Em 11 jogos na temporada, marcou apenas um gol em partida da Liga Espanhola.


Pela seleção holandesa, o jogador será novidade para esta Copa: de Jong começou a ser convocado em 2018, quando tinha 21 anos, tendo até o momento apenas um gol na seleção e cinco assistências em 45 jogos disputados.


RETROSPECTO

Em preparação para a disputa da Copa do Mundo, a seleção holandesa vive um bom momento, após se classificar para a semifinal da Liga das Nações da Uefa, que será disputada em 2023.


Sem derrotas, os holandeses eliminaram no Grupo 4 as seleções da Bélgica, Polônia e País de Gales. Detalhe, as três estarão na Copa.


Já na Eurocopa 2020, a seleção ficou pelo caminho nas oitavas de final, sendo eliminado pela República Tcheca, por 2 a 0.


Nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, a Holanda preocupou seus torcedores no começo, mas os holandeses terminaram em primeiro lugar em seu grupo. 


 

A seleção holandesa está no Grupo A na Copa do Mundo e tem como adversários na primeira fase as seleções do Catar, Senegal e Equador. A estreia na competição será no dia 21, contra o Senegal, no estádio Al Thumama, às 12h (MS).

Nenhum comentário: