sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Brasil chega ao Catar com renovação de 16 jogadores que estreiam no mundial

 

                                           Foto: Lucas Figueiredo/CBF

No cargo desde 2016, o técnico Adenor Leonardo Bachi, o Tite, tem apenas cinco derrotas em 76 partidas no comando da seleção brasileira, que já dura seis anos e deve terminar em dezembro

Entre as favoritas para a conquista da Copa do Mundo, a seleção brasileira vai ao Catar após quatro anos de renovação no elenco titular. Neste ciclo, 16 jogadores terão a experiência de disputar o mundial pela primeira vez.


As principais mudanças da seleção pentacampeã do mundo da última Copa de 2018 para esta de 2022 se dá do meio de campo para o ataque. Destes dois setores do campo, apenas quatro jogadores convocados para em 2022 estiveram presentes na edição anterior.


São eles: os volantes Fred e Casemiro, do Manchester United, e os atacantes Neymar, do Paris Saint-Germain, e Gabriel Jesus, do Arsenal. Novos nomes, que são destaques do futebol europeu para este ciclo, vêm mudando de vez a cara desta seleção.


Jogadores como Lucas Paqueta, do West Ham, Raphinha, do Barcelona, e Richarlison, do Tottenham, devem estar entre os titulares da Copa juntos a Neymar e Casemiro, que fazem a base da construção de jogadas. No comando do técnico Tite, que anunciou publicamente que deixará o cargo de treinador do Brasil após a Copa, a seleção brasileira perdeu apenas cinco partidas em seis anos.



Entre essas derrotas, três delas aconteceram contra a Argentina, uma na final da Copa América de 2021, sediada no Brasil. Outra derrota nesse longo período foi justamente na Copa do Mundo de 2018, na eliminação do Brasil contra a Bélgica, por 2 a 1, nas quartas de final da competição.


PODER OFENSIVO

Entre os 26 convocados pelo técnico Tite para esta Copa do Mundo, nove atacantes compõem a lista de jogadores. O destaque nesse setor é o craque Neymar Júnior, de 30 anos, jogador do Paris Saint-Germain.


Campeão Olímpico pela seleção em 2016 e da Copa das Confederações em 2013, Neymar está a três gols de superar a lenda Pelé para se tornar o maior artilheiro da história da seleção Brasileira.


Atualmente com 75 gols em 121 jogos, Neymar estará junto à seleção brasileira na terceira Copa do Mundo de sua carreira. A temporada atual de Neymar mostra que o jogador vem se preparando para fazer história na Copa. Em 20 jogos pelo PSG, o craque brasileiro marcou 15 gols e contribuiu com 15 assistências até a parada para a Copa.


Revelado no Santos e com uma carreira vitoriosa no futebol espanhol, Neymar já foi campeão dos maiores torneios continentais, a Libertadores, em 2011, e a Liga dos Campeões da UEFA, em 2015. Essencial mais na seleção que no clube, Richarlison foi peça fundamental para a conquista das Olimpíadas no Brasil, quando marcou cinco gols em seis partidas disputadas.


Com seus 25 anos, o jogador conseguiu espaço na seleção principal durante as eliminatórias para a Copa, marcando seis gols em apenas oito jogos, sendo assim o vice-artilheiro da seleção na competição, atrás somente de Neymar.


Por clubes, Richarlison obteve um bom desempenho jogando no Everton da Inglaterra. Na equipe, o jogador disputou quatro temporadas, marcando 53 gols em 152 partidas. Fundamental para a permanência do clube na primeira divisão da Inglaterra, Richarlison chamou atenção dos grandes clubes do país, escolhendo transferir-se nesta temporada para o Tottenham.


Titular no maior clube do mundo, Vinícius Júnior, com apenas 22 anos, deve ser um dos destaques nesta Copa. Atual campeão da Liga dos Campeões, marcando o gol do título, o jovem jogador revelado pelo Flamengo está a cinco temporadas no elenco do Real Madrid.


O habilidoso atacante já marcou 46 gols e deu 48 assistências em 191 jogos pelo clube espanhol, conquistando junto aos brasileiros Rodrygo e Militão dois títulos do campeonato espanhol.


DEFESA EXPERIENTE

Uma das melhores defesas do mundo, a seleção tem uma forte dupla de zaga para esta Copa do Mundo, titulares absolutos, Marquinhos e Thiago Silva dão solidez à defesa junto ao goleiro Alisson. Indo para a sua quarta Copa do Mundo, o zagueiro Thiago Silva, de 38 anos, será o capitão da seleção no Catar.


Campeão da Copa América de 2019 e da Copa das Confederações de 2013, Thiago Silva estreou na seleção em 2008 e de lá para cá foram 109 jogos vestindo a amarelinha. Atualmente zagueiro do Chelsea, Thiago venceu com o clube inglês a Liga dos Campeões em 2021. Sendo também multicampeão francês no PSG, onde jogou 315 partidas em sua carreira.


Revelado nas categorias de base do Corinthians, Marquinhos também tem uma longa carreira pelo clube francês, onde atuou junto a Thiago Silva por várias temporadas. Foram até o momento 384 jogos no PSG, com 37 gols marcados neste período.


Campeão Olímpico pelo Brasil em 2016 e da Copa América em 2019, Marquinhos já acumula 71 jogos pela seleção. Presente no elenco que disputou a Copa do Mundo de 2018, Marquinhos foi reserva de Miranda naquela edição e agora terá a oportunidade de entrar em campo como titular da posição.


MEIO-CAMPO INGLÊS

Dos seis meios-campistas convocados para a Copa do Mundo no Catar, apenas Everton Ribeiro não atua em um clube do futebol inglês. Principal jogador do meio de campo, o volante Casemiro do Manchester United, de 30 anos, é peça essencial pela sua técnica com a bola no pé e qualidade na marcação.


O jogador fez história à frente do Real Madrid, onde foi campeão por cinco vezes da Liga dos Campeões. Casemiro estreou no clube em 2013, encerrando a sua trajetória nos merengues no fim da temporada passada, em maio deste ano.


Foram 336 jogos pelo clube, no qual marcou 31 gols e deu 29 assistências, além dos títulos europeus, Casemiro ganhou três ligas espanholas e três mundiais de clubes. Outro volante de destaque no futebol europeu, Fabinho, de 29 anos, jogador do Liverpool, estará em sua primeira Copa do Mundo.


Desde 2018 atuando no Liverpool, o jogador brasileiro foi campeão no clube inglês da Liga dos Campeões em 2020 e do campeonato inglês no mesmo ano.


Pouco utilizado no ciclo para a Copa do Mundo por Tite, o jogador cavou sua vaga apresentando um bom desempenho nas últimas partidas das eliminatórias para a Copa.


 Thiago Silva, que está presente na sua quarta Copa do Mundo, junta-se a grandes nomes que também alcançaram esse feito na seleção, como Pelé, goleiro Castilho, Nílton Santos e Djalma Santos. O zagueiro brasileiro foi convocado para as Copa de 2010, 2014, 2018 e agora de 2022. Apenas na primeira Copa, de 2010, Thiago Silva esteve presente como reserva e não atuou em nenhum jogo. Nas demais, o jogador foi titular absoluto.


A Seleção Brasileira ainda não está no Catar, faz sua preparação em Turim, Itália. Nesta sexta-feira, o grupo faz o último treino no país e no sábado embarca para o Catar, a um dia do início da Copa.

Nenhum comentário: