domingo, 6 de fevereiro de 2022

Em meio a homenagens pelos 70 anos de reinado, príncipe Charles agradece à rainha por declaração sobre Camilla

 

                                            Foto: JOE GIDDENS / AFP 


No dia que marca a sua ascensão ao trono, Elizabeth II fará comemorações discretas

O príncipe Charles prestou homenagens à sua mãe, a rainha Elizabeth II, no aniversário de 70 anos de sua ascensão ao trono neste domingo, dizendo que era uma oportunidade para o país se unir e celebrar seu serviço à nação.

Charles também agradeceu à rainha por ter declarado, no sábado, que esperava que a esposa do herdeiro do trono, Camilla, se tornasse rainha consorte quando ele se tornar rei.


"Estamos profundamente conscientes da honra representada pelo desejo de minha mãe", disse Charles em um comunicado. "Enquanto buscamos juntos servir e apoiar Sua Majestade e as pessoas de nossas comunidades, minha querida esposa tem sido meu apoio constante."


A imprensa britânica elogiou neste domingo a futura "rainha Camilla", o que "encerra anos de especulações", como destaca o Daily Mail.


“O ano deste Jubileu de Platina sem precedentes traz uma oportunidade para todos nós nos unirmos para celebrar o serviço da Rainha, por cujo exemplo continuaremos a ser liderados nos próximos anos”, afirmou o príncipe Charles.


O primeiro-ministro Boris Johnson também homenageou neste domingo a rainha Elizabeth, que "em sete décadas de reinado mostrou um inspirador sentido de dever e uma devoção inabalável a esta nação".


Ninguém, mulher ou homem, reinou por tanto tempo neste país como Elizabeth II — que bateu o recorde da rainha Vitória, o segundo reinado mais longevo da história britânica (64 anos). Não por acaso, o jubileu de platina da monarca terá a maior comemoração de que se tem notícia no Reino Unido, mas só em alguns meses.


Além de ser o dia em que se tornou rainha aos 25 anos de idade em 1952, o 6 de fevereiro é também a data da morte do pai de Elizabeth, o rei George VI, a quem era muito apegada, de um câncer de pulmão.


Comemorações discretas

O caráter histórico do acontecimento não muda a tradição, que não prevê nenhuma cerimônia oficial neste domingo. Geralmente, a rainha costuma passar esse dia na propriedade real de Sandringham, ao norte de Londres.


Antes de viajar para Sandringham, a rainha analisou no Castelo de Windsor os objetos e mensagens que recebeu pelos seus jubileus anteriores, segundo o Palácio de Buckingham.

Nenhum comentário: