quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Estreia: Nunca Estiveste Aqui


- A escocesa Lynne Ramsay é uma das maiores cineastas em atividade. Mesmo assim, metade de sua filmografia nunca passou no circuito brasileiro. Mais culpa dos distribuidores e exibidores brasileiros do que dela, porque, filme após filme, a diretora aprimora uma crônica profunda da solidão e alienação no tempo presente. Seu novo trabalho, “Você Nunca Esteve Realmente Aqui”, chega ao circuito nacional com dois prêmios merecidos em Cannes 2017: roteiro e ator, para Joaquin Phoenix.

Ele interpreta um matador de aluguel, veterano da Guerra do Golfo, que agora resgata vítimas do tráfico de mulheres. O filme é curto e duro, acompanhando um trabalho dele: salvar a filha (Ekaterina Samsonov) de um político ambicioso (Alex Manette).

O protagonista é um homem de poucas palavras e o filme, de poucas explicações. O personagem desce ao inferno e tenta voltar de lá com a garota nas suas costas. A jornada é, como não podia deixar de ser, banhada em muito sangue. E o resultado talvez seja mais um transe hipnótico do que apenas cinema.

Nenhum comentário: