quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Grupo dos EUA coloca projetos de armas para impressão 3D à venda após proibição de tribunal

Reuters                              Foto:Divulgação


Um grupo do Texas que foi impedido por um juiz federal dos Estados Unidos de divulgar gratuitamente na internet projetos para impressão 3D de armas de fogo disse nesta terça-feira que colocou o material à venda.

Cody Wilson, fundador da Defense Distributed, disse em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira que venderá os projetos por meio de pen drives.

“Hoje eu quero esclarecer, quem quiser esses arquivos vai conseguir”, disse Wilson. “Eu vou vendê-los. Eu vou enviá-los.”

O material anteriormente podia ser baixados gratuitamente, mas o juiz Robert Lasnik emitiu na segunda-feira uma ordem de âmbito nacional que proibiu a distribuição online de arquivos para produção de armas em impressoras 3D.

Josh Blackman, advogado da Wilson, afirmou que o tribunal expressamente permitiu que Wilson enviasse por correio os arquivos.

O juiz Lasnik não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Na terça-feira, arquivos disponíveis no site da Defense Distributed incluíam projetos de componentes que poderiam ser usados ​​para se produzir uma versão do fuzil de assalto semi-automático AR-15, uma arma que foi usada em vários ataques a tiros nos EUA. Os projetos estavam à venda por 10 dólares cada.

Por Tina Bellon