Foto;Bigstock
Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Cientistas da Universidade de Purdue descobriram uma mudança nas plantas que desativam a produção de terpenóides, compostos que desempenham um papel na fisiologia das plantas e que os humanos utilizam em vários aspectos. Com isso, os pesquisadores conseguiriam induzir as plantas a produzirem esses compostos para a fabricação de produtos que vai desde fragrâncias e aromatizantes a biocombustíveis e produtos farmacêuticos
De acordo com Natalia Dudareva, Departamento de Bioquímica e pesquisadora do Centro de Purdue para Biologia Vegetal da Universidade de Purdue, os terpenóides podem ser usados para desenvolver suplementos nutricionais, inseticidas naturais e drogas que tratam a malária e o câncer. Nesse cenário, a pesquisa poderia fornecer oportunidades para desenvolver não somente a indústria agrícola, mas também de saúde.
"Este é um importante conhecimento básico que abre novas metas para engenharia das vias metabólicas de terpenóides. As plantas já produzem esses compostos, mas a quantidade é pequena. Poderia ter levado centenas ou milhares de plantas para obter composto suficiente para usá-lo como um produto farmacêutico. Isso levará a formas mais rápidas e eficientes de obter quantidades suficientes desses produtos”, explica.
Além disso, os pesquisadores estão trabalhando em métodos para modificar e projetar as vias metabólicas das plantas para aumentar a produção de terpenóides. "Pode ser que tenhamos alguns compostos que não estão naturalmente em uma planta, mas podemos colocar um gene de interesse neles para criar os compostos que queremos ou aumentar significativamente sua produção", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário