segunda-feira, 1 de maio de 2017

Controle de doenças crônicas pode evitar boa parte dos casos de demência


Antena 1 News


De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, um terço dos casos de demência diagnosticados no Brasil poderia ser evitado com o controle de doenças crônicas, como hipertensão e obesidade.

Através da análise de corpos, os especialistas descobriram que em 50 por cento dos casos a demência era causada pelo mal de Alzheimer, mas que em outros 35 por cento a doença era vascular, sendo associada a episódios de derrames geralmente causados por doenças evitáveis, como a hipertensão.

“A demência vascular pode ocorrer após um derrame grande, mas também acontece após repetidos episódios de pequenos derrames cerebrais, que muitas vezes não têm nenhum grande sintoma e podem passar despercebidos. Na maioria dos casos, esses derrames podem ser prevenidos com uma boa saúde vascular, ou seja, controlando a hipertensão, não fumando, praticando atividades físicas”, explica Claudia Suemoto, professora da disciplina de geriatria da FMUSP e uma das autoras do estudo.

O que alarmou os pesquisadores foi que a proporção de demência do tipo vascular é maior no Brasil em comparação a outros países. Estudos internacionais feitos nos Estados Unidos indicam que a doença corresponde a 20 por cento dos casos nessas populações. Isso indica que, no Brasil, há falhas na assistência à saúde, o que pode deixar a população mais suscetível a esse tipo de demência.

Nenhum comentário: