segunda-feira, 1 de maio de 2017

10 por cento dos jovens brasileiros são hipertensos



Antena 1 News



Ao contrário do que muitos imaginam, não são só os mais velhos que sofrem com a hipertensão. Ainda que a doença seja mais comum entre os idosos, dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 10 por cento da população brasileira entre 25 a 34 anos tem o diagnóstico de pressão alta. Na faixa etária dos 35 aos 44 anos, esse índice sobe ainda mais, para 19 por cento.

"O aumento da incidência de hipertensão entre jovens está muito relacionada à obesidade e ao sedentarismo, que estão crescendo no Brasil. Como a doença costuma ser assintomática, principalmente entre os jovens, muitos demoram a descobrir", diz Roberto Kalil Filho, diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.

Estudos internacionais apontam que boa parte dos hipertensos jovens não tem conhecimento da própria condição. Uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que 20 por cento dos jovens entre 24 e 32 anos tinham a doença, mas 50 por cento desconhecia o diagnóstico.

A adoção de hábitos de vida mais saudáveis é essencial mesmo nos casos em que a doença também tem uma parcela genética. "É preciso combater o excesso de peso, evitar alimentos ricos em sal e praticar exercícios com regularidade", indica a cardiologista do núcleo de hipertensão arterial do Hospital Sírio Libanês, Juliana Gil de Moraes.

Nenhum comentário: