quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

MS está com quase metade das cidades em situação de emergência


Quase metade dos municípios de Mato Grosso do Sul está em situação de emergência por conta de estragos causados pelas chuvas. 

As localidades adicionadas a essa lista mais recentemente foram Deodápolis, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Taquarussu, Nioaque, Ivinhema, Caracol e Dois Irmãos do Buriti.

O decreto, publicado na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado, foi assinado pela governadora em exercício Rose Modesto (PSDB).

Já são 39 cidades em situação de emergência, de um total de 79, que foram atingidas pelas chuvas entre dezembro do ano passado e janeiro.

 O grande volume pluviométrico causou diversos estragos, deixou famílias ilhadas e principalmente danificou estradas.

Segundo o decreto, a dificuldade no escoamento da produção agropecuária é um dos principais entraves nessas cidades.

 "Os municípios afetados têm sua economia baseada na agropecuária, atividade que enfrenta graves impedimentos quanto ao seu regular exercício, principalmente no que tange aos seus procedimentos básicos, quais sejam, trato com a terra, escoamento de safra, comercialização do leite, abate de bovinos", informou a publicação.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil analisou a situação e foi favorável à declaração da situação de emergência, que vai durar 180 dias.

Com o ato, o governo do Estado deve autorizar convocação de voluntários para ajudar na reconstrução de áreas atingidas e pode promover campanhas de arrecadação de recursos para assistência às famílias.

Para a reconstrução de estradas, a administração estadual também pode realizar contratação de empresa sem a necessidade de licitação, para obras no período de 180 dias consecutivos

Nenhum comentário: