quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Morre Benedito Seviéro, compositor de “Boate Azul”


MovimentoCountry


Benedito Onofre Seviéro, morreu na manhã de ontem  (20) aos 84 anos, vítima de infarto. O compositor é um dos mais importantes nomes da música sertaneja.

Nascido em 20 de outubro de 1931 na cidade de Boa Esperança do Sul, no interior do estado de São Paulo, Benedito foi reconhecido como um dos grandes compositores populares dos últimos tempos e começou a criar letras aos 16 anos. Ao longo da sua carreira ultrapassou 2.000 músicas gravadas e regravadas, com mais de trezentos intérpretes como:

Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Bruno e Marrone, MatoGrosso e Mathias, César Menotti e Fabiano, João Mineiro e Marciano, Chitãozinho e Xororó, Jorge e Mateus, Victor e Leo, Luan Santana, Michel Teló entre tantos outros.

Seu maior sucesso, Boate Azul, já acumula mais de 100 gravações e regravações. Ainda sobre a música, uma curiosidade; a canção foi escrita em novembro de 1963, mas devido a ditadura de abril de 1964, ela foi censurada e proibida sua comercialização, sendo liberada somente em 1980, já no final da Ditadura Militar.

Entre os sucessos já citados de Benedito Seviéro destacam-se também Espuma de Cerveja (Gian e Giovani), Mulher Boa (Teodoro e Sampaio), Som de Cristal (Joaquim e Manuel), Último Adeus (Trio Parada Dura).

O sepultamento aconteceu nesta manhã (21), no Cemiterio de Camilópolis em Santo André (SP).

Nenhum comentário: