sábado, 30 de janeiro de 2016

Ministério Público pede recolhimento de "Minha Luta", de Hitler



O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPE) emitiu um despacho nesta sexta-feira (29) em que pede que a Justiça recolhe os exemplares do livro "Minha Luta", manifesto nazista de Hitler, da Livraria Saraiva da rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro.

 A informação foi antecipada nesta tarde pelo jornal "Extra" e confirmada pela reportagem.

Uma busca no site da rede de livrarias, porém, mostra que a Saraiva não tem exemplares físicos da obra - mas apenas uma edição digital portuguesa, da Leya, intitulada "Mein Kampf - A Minha Luta".
Assinado pelo promotor Alexandre Themístocles Vasconcelos, da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, o despacho pede ainda a proibição da venda do livro nas livrarias Travessa e Argumento, ambas no Rio de Janeiro.

O promotor pede ainda que os exemplares sejam recolhidos também nas sedes das editoras Centauro e Geração Editorial. Esta planeja para breve uma edição com notas de "Minha Luta", mas ela está prevista para março. Segundo a editora, os exemplares sequer foram impressos.

O pedido do MPE foi motivado por uma notícia-crime dos advogados Ary Bergher, Raphael Mattos e João Bernardo Kappen. O trio adquiriu um exemplar do ebook no site da Saraiva e fez uma denúncia ao Ministério Público, dizendo que a obra dissemina o racismo.

Desde o dia 1º de janeiro, o manifesto nazista está em domínio público, o que iniciou um grande debate ético sobre sua publicação. Nesta quinta-feira (28), escritores brasileiros já haviam lançado um boicote às edições brasileiras da obra.

Nenhum comentário: