quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Facebook pode conhecê-lo melhor qo que os próprios amigos

Noriciasaominuto

O Facebook pode conhecê-lo melhor do que o seu maior amigo. Quem o afirma são os investigadores das universidades de Cambridge, no Reino Unido, e de Stanford, nos Estados Unidos, que concluíram que o perfil psicológico traçado a partir do Facebook é mais preciso e próximo da realidade do que o feito por humanos.

De acordo com o The Wall Street Journal, esta conclusão teve por base a comparação entre a análise de milhares de gostos feitos a partir de contas do Facebook ),seja na própria rede social, como em páginas, blogues, ect) e a opinião de amigos e familiares dos utilizadores. Ao todo, integraram a pesquisa 86,200 facebokianos.

O traço psicológico virtual foi feito através de um sistema computorizado que, depois de recolhida toda a informação social e gostos, conseguia traçar as características mais pessoais dos utilizadores da rede social.

Este perfil tecnológico foi comparado com o traçado por amigos e familiares dos utilizadores (que responderam a dez perguntas) e a verdade é que o primeiro mostrou-se mais preciso e real.

Por exemplo, escreve o The Wall Street Journal, o sistema conseguiu detetar que as pessoas que gostam de meditação e de David Bowie são mais liberais. Já os que colocaram gosto em publicações relacionadas com o rapper Lil Wayne foram considerados mais extrovertidos. E os que colocaram like nas páginas da Wikipedia são mais reservados.

Nenhum comentário: