segunda-feira, 12 de setembro de 2022

TCE-MS começa testes de novo sistema de envio de contas

 

                                              Divulgação



O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul deu início nesta segunda-feira, 12 de setembro, à fase de testes do Projeto Contas Públicas, módulo Orçamento Programa e Balancetes Contábeis, que substituirá integralmente o atual sistema - SICOM - a partir de 2023.


Cinco jurisdicionados foram convidados e participam do projeto piloto com envios simulados para testar e ajudar no desenvolvimento da nova ferramenta de envio da prestação de contas, modernizando e inovando as rotinas obrigatórias junto ao Tribunal de Contas.  


Na abertura da reunião de apresentação do Projeto aos municípios que participam da fase de testes, o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, agradeceu a disponibilidade dos jurisdicionados em participarem dessa fase piloto e ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves, e ao demais conselheiros por oportunizarem essas possibilidades de soluções para o controle como um todo.



O diretor ainda explicou que esse trabalho faz parte de um grande projeto que o TCE vem implementando ao longo dos últimos anos, buscando aprimorar as técnicas de controle externo investindo em tecnologia da informação para otimizar, tanto o trabalho da atividade fim do Tribunal para fins de controle, como também o trabalho do seu jurisdicionado. “A ideia é começar com esse grupo agora e depois ampliarmos para termos o máximo de pessoas possível testando e nos ajudando a desenvolver a ferramenta. Nós vamos trabalhar com os envios simulados do PPA, LOA, LDO do exercício 2022. É esse momento de troca que vai nos proporcionar a possibilidade de termos uma ferramenta que vai facilitar o trabalho de vocês no envio dessa documentação e o trabalho do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas”.



O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MS, Daniel Eduardo Funabashi Toledo, lembrou que recebeu do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, a missão de dar prosseguimento à modernização do Tribunal e reforçou que esse é um momento de mudança, aperfeiçoamento, melhoria e isso exige a presença dos jurisdicionados, que vão realmente usar a ferramenta no dia a dia. “Vocês são fundamentais para que possamos aprimorar nossos sistemas de prestação de contas. Em conjunto buscamos alcançar os objetivos de modernizar e otimizar nossas soluções tecnológicas”.


O projeto Contas Públicas é uma parceria da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS em conjunto com a Secretaria da Tecnologia da Informação. A evolução tecnológica, aplicada no projeto, propiciará ao Tribunal de Contas melhorias contínuas no envio e recepção do Orçamento Programa e Balancetes Contábeis.


Nenhum comentário: