quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTORIA REGIONAL



 O Fim da Guerra da Tríplice Aliança Contra o Paraguai

150 Anos Depois


O VI Congresso Internacional de História Regional, tem como objetivo estimular novas discussões sobre o tema da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e seus desdobramentos posteriores. De forma geral, os episódios relacionados a Guerra são apreendidos parcialmente na esfera da reconstituição política das histórias nacionais brasileira, argentina, paraguaia e uruguaia, fazendo com que importantes processos de interdependência e interinfluência política, econômica, demográfica ambiental, cultural e social sejam minimizados e, não raro ignorados.


No Brasil, em Mato Grosso do Sul, esse importante conflito internacional alterou de forma significativa a constituição da malha cultural. Apesar disso, ainda é pouco estudada e suas consequências pouco conhecidas e divulgadas. 

Esse espaço, que é geográfico, mas também histórico e cultural, foi transformado em um dos mais importantes palcos de operações de guerra a partir da invasão paraguaia, em 1864, que implicou na tomada do Forte Coimbra e da cidade de Corumbá. 

Outro episódio marcante para o estado, foi a tentativa de invasão, em 1867, da fazenda Laguna pelas tropas brasileiras, intervenção da qual derivou a célebre Retirada da Laguna, imortalizada por Visconde de Taunay.


Após o término da Guerra, um expressivo contingente populacional de diferentes procedências passou a habitar o sul do antigo Mato Grosso.

 Passados 150 anos desse conflito, a região platina apresenta na contemporaneidade, uma grande diversidade territorial, e por isso mesmo, pode ser visto como um espaço de contradições, representações sociais divergentes e convergentes, percepções difusas, multiculturalismo, difusão de línguas e identidades que refletem também na formação da malha cultural de todos envolvidos e, singularmente, em Mato Grosso do Sul.

 Esse estado lindeiro, carrega em seus rios e suas terras, em suas veias, memórias de uma Guerra que mudou para sempre o destino de sua gente. Por consequência, o jeito de ser, a música, a dança, a culinária, as crenças e quem sabe, a memória desses povos, seriam as mesmas não fosse a guerra?


REALIZAR INSCRIÇÃO


Nenhum comentário: