terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Taxa de letalidade da Influenza é de 18,7% em Mato Grosso do Sul

 

Estado contabiliza 81 mortes por gripe H3N2 desde dezembro de 2021

A taxa de letalidade da Influenza encontra-se em 18,7% em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES).


Taxa de letalidade é a relação entre óbitos e casos confirmados. A letalidade da Influenza é maior do que a da Covid-19 (2,2%) em Mato Grosso do Sul.


A gerente Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias, Livia de Mello Almeida Maziero, explica ao Correio do Estado que embora a Covid-19 e Influenza tenham sintomas semelhantes, há diferenças na assistência e contagem de casos.


“No caso da letalidade da Covid-19, ela é calculada com base em todo caso notificado - síndrome gripal ou SRAG hospitalizado do estado em relação ao número de óbitos, enquanto a letalidade por Influenza, é baseada somente em pacientes SRAG hospitalizados. Logo, a letalidade é maior pois o número total de casos é menor", detalhou.


De acordo com a SES, 1 pessoa foi notificada com o vírus da gripe Influenza A (H3N2) e 1 morreu vítima da doença nas últimas 24 horas em Mato Grosso do Sul. O caso notificado e a morte são do município de campo Grande.


Com isso, o Estado totaliza 433 notificações e 81 óbitos por Influenza A (gripe H3N2) desde dezembro de 2021 em Mato Grosso do Sul.


Dados ainda mostram que mulheres (67,1%) morreram mais de gripe H3N2 do que homens (32,9%) no mês de janeiro. Mortes ocorrem com maior incidência em pessoas acima de 60 anos.


Mulheres (50,4%) se infectam mais com o vírus da gripe H3N2 do que homens (49,6%). Porém, homens (53,9%) precisam mais de hospitalização do que mulheres (46,1%).


De acordo com a SES, Mato Grosso do Sul enfrenta uma epidemia de Influenza e pandemia de Covid-19 ao mesmo tempo.


H3N2

A H3N2 é um subtipo do vírus Influenza A que causa gripe em humanos, aves e mamíferos. A gripe é transmitida pelo ar e tem registrado surtos em algumas cidades do Brasil.


Sintomas

Os sintomas comuns da gripe H3N2, vírus Influenza A, são:


Febre

Tosse seca

Dor de garganta

Coriza

Dor de cabeça

Dor muscular

Mal-estar

Transmissão

A transmissão da gripe A H3N2 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:


Tosse

Espirro

Catarro

Apertos de mão

Contato pessoal próximo

Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da gripe H3N2. Veja:


Vacinação

Uso de máscara

Uso de álcool gel

Lavagem das mãos com água e sabão

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca

Não compartilhar objetos pessoais

Ventilar ambientes

Evitar aglomerações e espaços fechados


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: