Cobranças na conta de água de moradores passou de R$ 1 mil
Após o ataque hacker que derrubou todo seu sistema operacional da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), em dezembro, a empresa já emitiu novas contas de água, a fim de corrigir as falhas que levaram parte dos consumidores a reclamar os valores em suas faturas.
Em Anastácio, uma das cidades afetadas, os moradores foram surpreendidos com os valores cobrados na conta de água em 2022, conforme o site o Pantaneiro. Uma moradora recebeu o boleto no valor de 175,58, em janeiro, e R$ 856,50, em fevereiro. Outra conta com vencimento neste mês cobrava R$ 1.345,16 de um morador.
Segundo o diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, a Sanesul já emitiu novas contas com valores corretos das faturas. "Os erros verificados durante o faturamento de dezembro de aproximadamente 13 mil contas, a Sanesul já corrigiu, fazendo a emissão de novas faturas, e elas estarão sendo distribuídas a todos os clientes de todas as localidades de Mato Grosso do Sul. Quero tranquilizar a população, que ninguém terá nenhum prejuízo”, garantiu o diretor.
Um ataque hacker, identificado na madrugada do dia 26 de dezembro, tirou do ar todo o sistema da Sanesul, companhia de saneamento atende 68 dos 79 municípios de MS, fazendo com que os serviços eletrônicos oferecidos pela plataforma fossem interrompidos.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Campo Grande, detalhando o ataque que comprometeu todas funções do sistema, entre as quais, registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro e patrimônio.
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