segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Internet via satélite é o futuro da conectividade no campo?

 



Empresa pretende colocar 42 mil satélites em órbita
Por:  -Aline Merladete



Em janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou as operações da Starlink no Brasil. A agência impôs, entretanto, um limite para a quantidade de satélites em órbita para atender o Brasil.  Segundo os planos da empresa, a constelação Starlink poderá chegar a 42 mil satélites em órbita. A perspectiva é de que Starlink deverá oferecer planos de conexão via satélite em alta velocidade para o Brasil até julho deste ano, conforme anunciado pela Agência Brasil. 



Uma das grandes promessas do serviço é a disponibilidade de internet de alta velocidade até mesmo em áreas remotas, como as áreas rurais mais afastadas de centros urbanos. O serviço promete internet com velocidades de até 250 Mbps no plano mais básico e até 500 Mbps no plano Premium, anunciado recentemente pela empresa. 


Contudo, esta ainda será uma realidade para poucos produtores rurais no Brasil, visto que os custos do serviço são elevados para os padrões nacionais. Pois além do valor mensal, é necessária a aquisição da antena de comunicação com os satélites. 


O valor do plano mais básico é de US $99/mês (R $527,52/mês) e a antena tem um valor de US $499 (R $2658,92). Já para o plano Premium será necessária uma antena mais elaborada, com uma área de captação do sinal maior, custando então US $2500 (R $13.321,25) e com mensalidade de US $500 (R $2664,25/mês). Vale mencionar que estes valores são conversões direta dos preços disponibilizados pela empresa, sem considerar os possíveis custos atribuídos à impostos ou adequações nacionais. 


O que é o Starlink


É uma rede de satélites composta por centenas de aparelhos que viajam na baixa órbita do planeta (550 km de altitude), eles formam uma rede semelhante a uma malha ao redor da Terra. Essa rede se comunica entre si e transmite o sinal para antenas do tamanho de uma mesa de centro que os clientes podem instalar em seus telhados.


StarLink ou 5G é a solução para conectividade rural?


Uma das coisas que devemos ter em mente é que existe uma grande limitação nas redes de 5G. Elas têm um alcance muito curto e para garantir uma boa conectividade seria necessário construir uma rede inteira de torres 5G. Sendo este cenário uma solução economicamente inviável.


Por outro lado, a rede Starlink tem uma vantagem competitiva para as regiões rurais, principalmente porque é a internet via satélite, sendo necessária apenas a antena e uma boa visão do céu para que funcione corretamente.


Entretanto, como mencionado anteriormente, apesar da abrangência da conectividade. O custo de adesão e mensalidade do serviço ainda não será acessível para a grande maioria dos produtores rurais do país. 

Nenhum comentário: