segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Fernando Soares desmente Noblat: Tereza Cristina disputa Senado

 

Coube ao colunista Fernando Soares, desmentir em seu espaço de hoje (14) no Midiamax, a noticia publicada no Blog do Noblat, no sábado (12), de que a ministra teria “jogado a toalha” e aceitado convite do presidente Jair Bolsonaro para ser sua vice. “Assediada, no bom sentido, por políticos em geral e colegas do governo em particular, a deputada Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias – engenheira agrônoma, empresária e ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – finalmente cedeu. Se for esta a vontade do presidente Jair Bolsonaro, ela será candidata a vice na chapa dele à reeleição. Tereza Cristina teria uma eleição quase certa como senadora pelo Mato Grosso do Sul. O agronegócio a ama. Mas fazer o quê?”, escreveu Noblat.


A noticia no sábado misturou se com a tensão provocada pelo jogo do Palmeiras contra o Chelsea e com a falta de desmentido da ministra, afastada da agenda dos últimos dias por conta do resultado positivo em seu teste de Covid 19. Antenado e com bom transito junto à ministra, o colunista campo-grandense falou com a amiga Tereza que desmentiu a noticia de Noblat, afirmando que sequer conversou com o presidente Bolsonaro sobre o assunto e assegurando que está firme na intenção de disputar o Senado por Mato Grosso do Sul.


Ela aguarda o período de abertura da janela de transferência para decidir se continua ou não no DEM, agora União Brasil, formado pela fusão com o PSL. São evidentes os sinais de desconforto do grupo liderado por Tereza, uma vez que o União Brasil será comandado pela senadora Soraya Thronicke (PSL), ligada ao presidente da sigla, Luciano Bivar, rompido com o presidente Bolsonaro.


O Partido Progressista (PP), comandando pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira está de braços abertos para receber Tereza Cristina e dá como certa a entrada de seu grupo formado por 16 prefeitos, vices e 132 vereadores, garantindo um palanque para Bolsonaro em Mato Grosso do Sul.


 Na ultima sexta-feira (11), o fiel escudeiro da ministra e até então dirigente do DEM, Marco Aurélio Santullo, secretário de articulação política no governo Azambuja visitou a região Norte onde manteve contatos com os prefeitos Democratas : Gustavo Sprotte, de Bandeirantes; Réus Fornari, de Rio Verde; William Fontoura,de  Pedro Gomes; Edilson Magro,de Coxim e Enelto Ramos, de Sonora. Ao mesmo tempo em que cumpria a agenda administrativa, Santullo conferiu  a unidade do grupo que aguarda a decisão da ministra.


Para disputar a eleição em outubro, a ministra deverá deixar o cargo até o fim de março. Até o momento, o mais cotado para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é o deputado Marcos Mendes (PSD-MG), atualmente secretário-executivo da pasta. Ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – que representa os ruralistas no Congresso Nacional –, Montes sempre foi o número 2 do Ministério da Agricultura.  


Roberto Chamorro politicams.

Nenhum comentário: