quarta-feira, 3 de maio de 2017

Exame de sangue pode identificar o reaparecimento de câncer no pulmão



Antena 1 News



O câncer de pulmão é um dos tipos de câncer que mais causa mortes no Reino Unido, representando 20 por cento dos casos de acordo com o Cancer Research UK. No Brasil, só em 2011, esse tipo de câncer foi responsável por mais de 22 mil mortes.

Para tentar reverter este quadro, cientistas do Cancer Research desenvolveram um exame de sangue que identifica o reaparecimento do câncer de pulmão até um ano antes de ser detectado por meio de tomografias e exames de raio-X. A descoberta poderá antecipar o tratamento em caso de recidiva, aumentando sua eficácia.

A pesquisa utilizou uma ‘biópsia líquida’ capaz de traçar a evolução do câncer em tempo real, desde o diagnóstico até a cura. Para o experimento, os médicos analisaram tumores de 100 pessoas portadoras de câncer de pulmão. Eles identificaram nas amostras os ‘cromossomos instáveis’, que permitem a evolução de tumores. De acordo com os especialistas, as pessoas com grandes quantidades desse tipo de cromossomo tinham quatro vezes maior risco de uma recidiva.

Na segunda parte do estudo, foram utilizados resultados de 96 desses pacientes. Cientistas rastrearam amostras de sangue para encontrar células tumorais circulantes. Com isso, os médicos conseguiram identificar mais de 90 por cento de casos de recorrência.

Neste estudo, publicado na revista Nature, os pesquisadores também compararam os níveis de células tumorais circulantes no sangue de pacientes antes e depois da quimioterapia. Eles descobriram que o câncer voltava quando os níveis dessas células não reduziam com o tratamento, mostrando que o tumor teria se tornado parcialmente resistente à quimioterapia.

Nenhum comentário: