quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Leandro Demori lança "Cosa Nostra no Brasil" nesta quinta-feira



Por: Alexandre Lucchese

Um dos mais notórios mafiosos que viveram no Brasil é o fio condutor do livro Cosa Nostra no Brasil – A história do mafioso que derrubou um império, que o jornalista Leandro Demori lança nesta quinta-feira, às 19h, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.

Ao narrar a vida do criminoso italiano Tommaso Buscetta (1928 – 2000), Demori reconstrói a história da máfia, desde as sociedades secretas que a antecederam na Idade Média até o tráfico internacional.

Tommaso Buscetta morou por três temporadas no Brasil, tornando-se muito conhecido nos anos 1980 como um pentiti, ou seja, um criminoso arrependido, disposto a confessar seus atos e delatar sócios. Para contar a vida do personagem, Demori devassou documentos do FBI e das polícias brasileiras e italianas. No entanto, uma das etapas mais difíceis foi entrar em contato com familiares – quem não morreu ou foi morto está hoje sob o programa de proteção a testemunhas nos Estados Unidos.

– Deu trabalho juntar as peças, mas, ao fim, temos uma grande história, de um personagem que é símbolo do que foi o século passado. Da globalização dos mercados, que globalizou também o tráfico; do tráfico que era feito de modo quase amador para escala industrial, que evoluiu para mercados financeiros podres e o pior dos tráficos, o de influência: Buscetta viu e participou de tudo isso – afirma Demori.

Cosa Nostra no Brasil

De Leandro Demori
Reportagem, Companhia das Letras, 224 páginas, R$ 49,90.Lançamento nesta quinta-feira, às 19h, na Livraria Cultura (Túlio de Rose, 80).

Nenhum comentário: