quarta-feira, 2 de julho de 2014

Alunas desenvolvem projeto que pode ajudar na cura do câncer

Idest

Com apenas 18 anos de idade, as alunas Carla Fernanda Okada e Rayane Dayara de Souza Melo, do 7º período do curso Técnico em Alimentos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), têm se destacado no cenário internacional, devido ao projeto que desenvolveram para um possível tratamento e cura do câncer. Com o apoio de autoridades, as duas conseguiram subsídios necessários e representarão o Estado em Londres, no próximo dia 16 de julho.

Trajetória
Em 2013, as estudantes inscreveram o projeto de pesquisa “Potencial Anticarcinogênico de Suplemento Nutracêutico à base de soja quantificando com altas taxas de genisteína e daidzeína”, na Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu no Rio Grande do Sul. Depois disso, as jovens foram aprovadas para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), conquistando o segundo lugar de Ciências da Saúde e uma credencial para participar da maior feira pré-universitária do mundo, a International ScienceEngineering Fair (ISEF), que ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimentos para Jovens Inovadores (Rede POC), então convidou Carla e Rayane para participarem do London International Youth Science Forum (LYSF), que acontecerá em Londres, na Inglaterra, onde os jovens destaques de cada país representarão sua cultura e seus projetos num intercâmbio cultural e acadêmico.

De acordo com as estudantes, este projeto, que já fora testado in vitro, pode vir a ser uma grande descoberta no tratamento do câncer. “Como somos técnicas em alimentos, tentamos aliar o uso da soja na prevenção e possível tratamento do câncer. Com isso, desenvolvemos um suplemento nutracêutico, que possui estas funcionalidades. Confirmamos isso por meio de celular de câncer in vitro e avaliamos a capacidade desta substância de não trazer efeitos tóxicos para as células normais, sendo menos agressivo que uma quimioterapia, por exemplo”, explicou a aluna Carla.

A feira em Londres ocorrerá entre os dias 16 de julho a 6 de agosto deste ano.

Nenhum comentário: