quinta-feira, 17 de julho de 2014

Morre o guitarrista Jonhy Winter


O Globo             Foto:Diego Tuson/AFP

O guitarrista americano Johnny Winter, de 70 anos, morreu nesta quarta-feira em um hotel de Zurique, na Suíça.

Segundo informa sua página oficial do Facebook, um anúncio com mais detalhes será feito em breve.

John Dawson Winter III nasceu na cidade de Beaumont, no Texas, em 23 de fevereiro de 1944. O músico começou sua carreira aos 15 anos, quando lançou um single com a banda Johnny and The Jammers por um selo de Houston. O grupo também contava com seu irmão mais novo, outro ícone do blues, o multi-instrumentista Edgar Winter.

Seu primeiro contrato como artista solo viria apenas em 1969, quando agentes da Columbia Records viram Johnny tocar como convidado em um show de Mike Bloomfield, outro grande guitarrista de blues branco.

Em busca de um "novo Hendrix", a Columbia fechou com Winter um acordo de US$ 600 mil, o maior adiantamento de uma gravadora para um artista até então.

Após o lançamento de seu primeiro álbum, "Johnny Winter", o guitarrista acabou tocando em Woodstock. Nos anos 1970, no auge do sucesso, Winter se envolveu com seu grande inimigo, a heroína, que o levaria por diversas ocasiões a clínicas de reabilitação.

Durante seus 45 anos de carreira, o guitarrista gravou 18 álbuns de estúdio. O mais recente, "Roots", de 2011, traz participações de outros grandes nomes da guitarra blues americana como Warren Haynes e Derek Trucks. Seu novo — e último — disco, "Step back", tem lançamento previsto para setembro. O álbum conta com músicos como Eric Clapton, Ben Harper, Joe Bonamassa e Joe Perry, do Aerosmith.

Matt Sorum, ex-baterista do The Cult e do Guns n Roses, escreveu em sua conta no Twitter: "Acabei de saber da morte de Johnny Winter. Me tornei amigo próximo de Edgar há pouco tempo e estou muito triste por ele e sua família. Eles tinham planos para fazer uma turnê. Descanse em paz."

Nenhum comentário: