quinta-feira, 31 de julho de 2014

Hoje tem o segundo dia do Festival de Bonito


A quinta-feira (31 de julho), segundo dia de atrações do Festival de Inverno de Bonito, será marcada pela união de todas as artes na Praça da Liberdade, que se torna o palco mais eclético da programação. Bate-papo literário, circo, dança, intervenções artísticas e muita música estão no cardápio gratuito do evento.

O dia começa às 11h com o bate-papo “Os Caminhos da Cultura e das Artes”, na Praça da Liberdade. Aberto ao público, o evento reunirá Maria Adélia Menegazzo, doutora em Teoria Literária, especialista em cultura e arte e professora universitária, Fernando Calvozo, publicitário, artista plástico autodidata e diretor de Atividades Culturais do Memorial da América Latina, Stefan Hofman, comunicador social, presidente da Organização não Governamental GiraSolidário e coordenador de diversos projetos sociais e Isaac de Oliveira, artista plástico reconhecido nacionalmente pela expressiva produção cultural.

Ao longo do dia duas atividades especiais – e que ocorrerão ao longo de todo o Festival de Inverno – também recebem o público. A Feira Bocaiúva (das 10h às 22 horas), na Rua Pilad Rebuá, conta com exposição e venda de produtos da moda, design, arte contemporânea e variedades, além de performances artísticas de DJs. Já o Espaço Ecocriança (das 13h30 às 20 horas) é o local criado para desenvolver nos pequenos o gosto pela leitura através de atividades lúdicas e oficinas práticas.

O Coletivo PIC (MS) faz da Praça da Liberdade - das 17h às 22 horas - o palco da ação “Uma Pá de Idéias”, uma intervenção artística que consiste em uma projeção mapeada em tambores de óleo empilhados. Essas imagens irão se misturar a animações abstratas, chamando a atenção para questões ambientais e dando um conceito duplo ao tambor: de agente poluidor a difusor de ideias sociais, culturais e ambientais. No sábado a instalação será desmontada e os tambores receberão a arte do grafite, transformando-se em lixeiras que serão usadas pela Prefeitura de Bonito para a coleta seletiva.

O Circo do Mato leva às 17 horas ao Espaço Cênico da Praça o espetáculo “Um Pé de Circo”, que narra a estória de Zé, um menino que é transportado por seres da natureza do mundo real para um mundo fantástico. Chegando lá ele conhece o Sr. De Grile Cri Cri, que lhe apresentará um desafio: encontrar a semente vermelha que o transformará para sempre.

No mesmo palco do Espaço Cênico, mas às 18 horas, é a vez da Cia. Do Mato apresentar “Monólogos da Dor”, espetáculo de dança que tem como temática a instalação da dor nos indivíduos. Sem especifidades, partindo do pressuposto de que esta dor não aceita ser compartilhada. Ela é solista, indivisível, tendo como aliado somente o tempo.

No Palco Fala Bonito o Simão Gandhy Trio abre a sequência de apresentações musicais às 19 horas com um espetáculo instrumental baseado em grandes compositores, como Pixinguinha, Tom Jobim, Ari Barroso e Luiz Gonzaga. O trio promete levar ao público do Festival de Inverno verdadeiros clássicos da música popular brasileira.

Dona de um repertório musical tipicamente brasileiro, a cantora Giani Torres se apresenta logo em seguida, às 20 horas. Unindo em seu trabalho versões de grandes compositores nacionais, além de canções autorais com estilos mistos, sua obra parte do contemporâneo e chega a mais tradicional música sul-mato-grossense.

O ecletismo e o timbre de voz são marcas registradas de Juci Ibanez, que leva a partir das 21 horas ao público do Festival de Inverno um show com influências do tropicalismo, bossa nova, samba e rock. A cantora e compositora celebra no palco 35 anos de carreira com seu tom marcante, que relembra grandes cantoras da cultura negra norte-americana sem deixar de lado a malícia da música brasileira.

O 15º Festival de Inverno conta ainda com a instalação “Um Rio Imáginário”, que projeta em um túnel em frente a Praça da Liberdade efeitos holográficos únicos concebidos pelos integrantes da Sagazcorp. O projeto permite sensações diversas aos visitantes ao longo de 25 metros de imaginação.


Serviço: Todas as apresentações na Praça da Liberdade são gratuitas.

Nenhum comentário: