quinta-feira, 17 de julho de 2014

Jovem acusa Instragram de discrimação após site censurar fotos de biquini


Extra-Globo

A americana Sam Newman, de 19 anos, postou em seu perfil no Instagram uma mensagem de desabafo na qual acusa o site de bloquear sua conta por discriminação contra pessoas com sobrepeso. Segundo o Instagram, duas fotos de Sam “violaram as diretrizes do site”. Em uma delas, ela aparecia de biquíni, no banheiro de casa, e na outra, de lingerie.

Sam está convencida de que o motivo real da exclusão foi o fato da jovem, que veste manequim 42, exibir o corpo - assim como milhares de outras mulheres, como Miley Cyrus, Kim Kardashian e tantas outras, que inclusive abusam das poses sensuais.

“Uma foto de calcinha e sutiã não é imprópria. Vejo fotos como esta em todo o Instagram. A gordura não é uma coisa ruim”, declarou a jovem a rede NBC News. Na opinião de Sam, o Instagram censura “qualquer pessoa que não se encaixe em seu padrão de normalidade”.

Em protesto, Sam compartilhou uma nova imagem, onde aparece só de lingerie, pedindo “fim da discriminação com tamanhos maiores” na rede social.

“Quando você apaga fotos não-sugestivas de mulheres maiores, você está dizendo às mulheres que suas jornadas não importam, que elas não importam. Você está contribuindo com a queda de sua confiança e felicidade e roubando delas a oportunidade de realmente aproveitar o brilho de sua beleza”, escreveu Sam.

Após a polêmica, o Instagram recuperou a conta de Sam - que agora é privada - e emitiu um pedido de desculpa, afirmando que o bloqueio da conta de Sam foi um erro.

“Quando nossa equipe processa relatórios de outros membros da comunidade Instagram, ocasionalmente podemos cometer um erro. Neste caso, nós erroneamente removemos conteúdo e trabalhamos para corrigir o erro assim que fomos notificados. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, afirmou os representantes da rede social em comunicado.

Nenhum comentário: