quinta-feira, 24 de julho de 2014

Espaço da Poesia acontece amanhã na capital


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta (25 de julho), a partir das 19h, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania mais um Espaço da Poesia. Nesta edição será celebrado o Dia do Escritor com lançamentos de livros infantis, apresentações musicais e declamações. A entrada é franca.
 
O Coral da Fundação de Cultura abre o evento com clássicos da música nacional e sul-mato-grossense. O grupo tem como objetivo incentivar servidores e membros da comunidade à prática do canto coral e também representa um meio de socialização. Conta com 35 coralistas entre servidores da FCMS e comunidade em geral. Tem como regente o maestro Orion Cruz e na coordenação a servidora Isolina Saraiva Nantes.
 
Em seguida acontece o lançamento do primeiro livro infantil da escritora Ileides Muller. “Lagartinha Feliz” possui ilustrações do artista plástico Nilso Pivetta e texto escrito em versos. Destinado a crianças da educação infantil e início do ensino fundamental, conta com conteúdos disciplinares de forma simples, aliando pedagogia ao texto poético porque entende que a criança é um ser simples e poesia em estado puro.
 
Ileides Muller é poeta, declamadora, escritora e pertence à União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul. Formada em declamação pelo Curso Arte de Dizer Castro Alves, da Poetisa Elizabeth Fonseca, apresenta e divulga a poesia em escolas, eventos e recitais; há quatro anos compõe a Comissão Organizadora de Concursos Literários Estaduais; foi ministrante da Oficinação Literária com o tema: “Leitura e Construção Poética”, projeto da Fundação Municipal de Cultura em 2012; possui o título “Amigo da Cultura”, homenagem recebida da Fundac em 2005. Recebeu dezenas de prêmios em concursos literários nacionais e em Portugal.
 
Na sequência a escritora e psicóloga Rosemari Gindri lança seu primeiro livro infantil: "Cativeiro nunca mais". Na publicação a autora procura sensibilizar sobre a captura de animais do Pantanal.
 
No livro os bichinhos demonstram traumas por terem sido aprisionados, alguns ainda filhotes, outros adultos, como uma arara quando estava em seu ninho chocando seus ovinhos. O companheiro, sensibilizado com seu sofrimento, providencia uma reunião com diversos animais que viveram em cativeiro para compartilharem suas experiências e uma sessão de "Psicoterapia em grupo" é realizada.
 
Com o apoio do grupo a arara liberta-se de seus traumas e resolve ser mamãe. Apoema, um indiozinho que tinha o dom de entender a linguagem dos animais, ouve a conversa do casal e, sensibilizado com a questão, busca ajuda de uma jovem professora. Juntos eles realizam ações de conscientização do aprisionamento de animais do Pantanal.
 
O Espaço da Poesia continua com as declamações das poesias “Disperza”, de Raphael Lugo Sanches e “Efêmero”, de Isabella Ribeiro Marinuzzi, ganhadores da Noite Nacional da Poesia 2014, organizada pela União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul.
 
Ligia Prieto participará com a poesia "O Livro e a América", de Castro Alves. A declamadora é atriz do Grupo Casa-Coletivo de Artistas e da Cia. carioca Alfândega 88, psicóloga, produtora cultural e fundadora da Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto. Já Layane Haddad, aluna de teatro do Grupo Casa, apresentará a cena curta "Na estrada", com textos de Manoel de Barros e Clarice Lispector. Acompanhando no violão o ator, músico e fotógrafo Gabriel Gabino.
 
Para encerrar a noite haverá a apresentação da Orquestra Jovem Viver Bem, resultado do trabalho de formação musical desenvolvido há seis anos no Ponto de Cultura GIC Viver Bem em Campo Grande.
 
O projeto vem rendendo vários frutos e seus alunos são constantemente premiados em concursos de música no Estado e convidados a participarem de atividades junto a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande e festivais, como o Encontro com a Música Clássica em Campo Grande e Festival de Inverno de Três Lagoas.
 
Atualmente a Orquestra Jovem Viver Bem – que conta com a direção do maestro Eduardo Martinelli e a coordenação do professor Jardel Vinícius Tartari - realiza uma serie de concertos no interior de Mato Grosso do Sul com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura.
 
Serviço: O Espaço da Poesia acontece na sexta-feira (25 de julho), a partir das 19h. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

Nenhum comentário: