sábado, 19 de julho de 2014

Inclusão Digital será debatida em aldeia de Paranhos


Fronteira Digital

Entre os dias 19 à 23 de julho de 2014 a Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) realizará na Aldeia Pirajuí no município de Paranhos O 5º Fórum de Discussão Sobre Novas Mídias Nas Aldeias (FIDA) e tem como objetivo possibilitar o encontro dos jovens Guarani Kaiowá para discutir a inserção da novas tecnologias como ferramenta de lutas e o fortalecimento da cultura e identidade como povo diferenciado, o papel das juventude na atual conjuntura de luta na realidade indígena no Mato Grosso do Sul.

O fórum conta com a participação do cineasta boliviano Iván Molina, indígena da etnia Quéchua e será promovido através de parcerias entre a Universidade Federal da Grande Dourados, UFF, Prefeitura Municipal de Paranhos e organização dos Jovens do Aty Guasu.

“Diferente do que muitos pensam as tecnologias e as tradições indígenas se relacionam muito bem, ou seja, os índios não deixam de ser indígenas por usar recursos tecnológicos como todas as outras culturas fazem. Isto não é um problema para os índios, mas o importante é discutir como utilizar as mídias da melhor forma” Destaca Eliel Benites representante da Ascuri.

Nenhum comentário: